Mostrar registro simples

dc.creatorContreras, Patricio Eduardo Orozco
dc.date.accessioned2018-12-18T13:12:59Z
dc.date.available2018-12-18T13:12:59Z
dc.date.issued2017-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15125
dc.description.abstractThe present work was developed in the scope of the Network Educational Technologies Postgraduate Program, in the line of Research in Development of Educational Technologies in Network and aims to analyze and discusses the potential, production challenges and design characteristics of video used as an information and reference source for the students for the Music and Technology Course of Federal University of Santa Maria. The work consists of a qualitative-descriptive study with a critical-reflexive approach structured as an experience report over and already existing practice in a complementary undergraduate discipline: Digital Multritrack Audio I, II, III and IV, reviewed, analyzed and compared to Clark and Mayer’s model of Instructional Design. Based on the results obtained in this experience we sustain the thesis that producing videos considering Instructional Design principles is viable and has a positive impact over the educational quality of the produced material due to the effective management of cognitive load. Therefore we developed, as a product or the present dissertation, a video and a checklist about the video lessons production approach based on Instructional Design.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign instrucionalpor
dc.subjectPrincípios da aprendizagem multimídiapor
dc.subjectVideoaulapor
dc.subjectCognitive loadeng
dc.subjectInstructional designeng
dc.subjectVideoeng
dc.titleProdução de videoaula com base nos princípios de multimedia learning de Clark e Mayer: um relato de experiênciapor
dc.title.alternativeProduction of video class based on Clark and Mayer’s principles: an experience reporteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em rede e visa analisar e discutir as potencialidades, desafios de produção e características de design do vídeo como fonte de informação e referência para os estudantes do Curso de Música e Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. O trabalho consiste num estudo descritivo qualitativo de cunho crítico-reflexivo estruturado como relato de experiência a partir de uma prática já existente na disciplina complementar de graduação: Áudio Digital Multipista I, II, III e IV, revista, analisada e comparada com o modelo de Clark e Mayer de Instrucional Design. Com base nos resultados obtidos nessa experiência sustentamos a tese de que a produção de vídeos considerando os princípios do Design Instrucional é viável e impacta na qualidade educacional do material produzido uma vez que gerencia a carga cognitiva. Assim, como produto da presente dissertação, desenvolvemos um checklist acerca da produção de vídeo-aulas na perspectiva do Instructional Design.por
dc.contributor.advisor1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Botega, Marcia Palma
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6041826248335013por
dc.contributor.referee2Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3224084059601677por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International