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dc.contributor.advisorPinto, Cândida Martins
dc.creatorOliveira, Juliana Prestes de
dc.date.accessioned2019-01-09T11:35:28Z
dc.date.available2019-01-09T11:35:28Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15258
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper reflects about the challenges while implementing information and communication technologies (ICT) in the learning organization of literature’s teachers, in particular, those of students of the PhD program of Language and Literature. Also, we think about teacher’s training/capacitation, mainly in what concerns children’s literature. While many teachers insist on traditional education maintenance it may not promote the quality of teaching and learning because technological advancements have changed society’s way of being, acting and thinking. We have worked these ideas out with the cooperation of two students attending a post-graduation course, going through the experience of oriented teaching (Docência Orientada), in a Children’s Literature course, in the context of UFSM’s Pedagogy course, while using ICT for literature’s teaching and learning. We used the qualitative descriptive approach to case-study and research-action methodology. After this, we reflected on the experiences of using ICT in teaching practices from reading and analyzing the Reports written by the two post-graduation students. By the analysis of the reports, we notice the importance of learning how to apply ICT in the classroom, even though there are some negative aspects about it, such as the equipment not working (projector, sound boxes), software mismatch, changing in Prezi’s layouts. This work’s theoretical ground is based on some thoughts that speak up for ICT utilization in the classroom and the reflections about teacher’s training.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectNarratologiapor
dc.subjectChildren’s literatureeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectNarratologyeng
dc.titleTIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digitalpor
dc.title.alternativeTIC and child literature: challenges of pedagogical practice in the digital ageeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir se e em que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras Literatura. Além disso, pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. O ato de muitos professores insistirem na manutenção do ensino tradicional pode não promover um ensino-aprendizagem de qualidade, uma vez que os avanços tecnológicos mudaram a forma de ser, de agir e de pensar da sociedade. Ao atentar para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Utilizou-se abordagem qualitativa descritiva, caracterizando-se como estudo de caso e pesquisa-ação. Ao término dessa etapa, foi realizada a reflexão sobre as experiências de utilizar as TIC na prática docente, por meio do Relatório de docência escrito pelas doutorandas. Nesse foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertou nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante, mesmo que existam pontos negativos, tais como: não funcionamento de equipamentos (projetor, caixas de som), incompatibilidade entre softwares, mudanças no layout do Prezi. A fundamentação deste trabalho baseou-se nos pensamentos de alguns teóricos que defendem o uso das TIC em sala de aula e reflexões sobre a formação docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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