As representações sociais dos pecuaristas familiares do Alto Camaquã: uma estratégia de educação ambienta
Resumen
Uma característica fundamental da pecuária familiar do Alto Camaquã é sua dependência pelos recursos naturais. O uso destes recursos, no entanto, ainda necessita de estratégias mais conscientes por partes dos atores locais. Qualquer ação de modificação de tais práticas requer conhecimento sobre a realidade onde estas ocorrem visando estratégias de educação ambiental que promovam modificações no comportamento dos atores sobre o meio onde estão inseridos. Isso requer reflexões críticas para a construção gradativa de saberes sustentáveis. Contemplando esta problemática, no território Alto Camaquã, buscou-se compreender as representações das comunidades. Para isso, construiu-se um modelo conceitual „ideal‟ do problema, no qual são analisadas as relações sistêmicas da interdependência da pecuária, meio ambiente e mercado com base no ciclo da água. Posteriormente, baseado no modelo conceitual, foi estruturado um roteiro de entrevista qualitativo. As metodologias de investigação social utilizadas são análise de conteúdo e fundamentos da teoria da representação social de Serge Moscovici e de pesquisa social qualitativa de Marília Cécilia Minayo, que objetiva captar, descrever e analisar percepções, idéias, cotidiano, contextos dos atores sociais. A análise dos resultados propiciou conhecer as potencialidades e dificuldades perante metodologias de educação ambiental, posteriormente foram diagnosticadas as idéias e percepções, representações dos pecuaristas sobre manejo de campo e água, escassez hídrica, água e qualidade de vida e a influência na produção pecuária. As idéias de flexibilidade para diversas práticas educacionais, experiência no campo com agregações de sentimentos emocionais de medo e tristeza, foram algumas das características encontradas nas representações sociais dos pecuaristas familiares. Deste modo, foram explanadas algumas metodologias de educação ambiental, que poderiam ser abordadas a partir dos resultados encontrados. Por fim, este estudo reúne subsídios para melhor atrelar estratégias de educação ambiental no território, elementos importantes para oferecerem subsídios nas ações de políticas públicas, extensão e pesquisa, contribuindo assim para o exercício da educação ambiental eficiente.
Colecciones
- Educação Ambiental [190]
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