Aptidão física relacionada à saúde de escolares dos anos iniciais do município de Dois Irmãos das Missões/RS
Abstract
O estudo teve como objetivo verificar possíveis diferenças nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, ao final dos anos iniciais, em escolares que participam das aulas de Educação Física ministradas por um profissional habilitado (escolas municipais) e escolares que participaram de aulas ministradas por um professor unidocente (escola estadual) no Município de Dois Irmãos das Missões/RS. A amostra foi composta por 23 escolares entre 10 e 13 anos de idade do quinto ano de ambas as redes de ensino. Avaliou-se a composição corporal (IMC), resistência cardiorrespiratória (corrida/caminhada dos 6 minutos), resistência muscular localizada (abdominais em 1 minuto) e flexibilidade (sentar e alcançar). Os resultados evidenciaram que os alunos pertencentes à rede municipal de ensino possuem resultados satisfatórios estatisticamente superiores em todas as avaliações da aptidão física, mas, em contrapartida, os alunos pertencentes à rede estadual de ensino, possuem resultados insatisfatórios em todas as avaliações da aptidão física, exceto no teste de abdominais em 1 minuto, onde ambas as redes de ensino apresentaram o mesmo percentual de resultados insatisfatórios e, no teste de sentar e alcançar, onde a rede municipal teve um maior percentual de resultados insatisfatórios, mesmo tendo os melhores resultados nesse teste. De modo geral, conclui-se que apesar de os professores unidocentes terem o amparo legal e um incentivo financeiro para ministrar as aulas de Educação Física nos anos iniciais, os resultados insatisfatórios em quase todos os testes, bem como, os melhores resultados dos escolares da rede municipal, assinalam para a importância da atuação de um profissional especialista.
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