Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Nageli Raguzzoni
dc.creatorDidoné, Rosani Taschetto
dc.date.accessioned2019-01-14T14:34:17Z
dc.date.available2019-01-14T14:34:17Z
dc.date.issued2016-08-25
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15348
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the Management in Public Schools and their contributions to public education since it allows the set to make to schools exercise their right to information and participation, with the performance of a manager who commits to solidification of democracy. Want to reflect on management, organizational capacity and mobilization of those involved in the educational process, and the necessary coordination of material and human conditions that guarantee offered quality education in public education; highlight the importance of having, in the management of public schools, trainers with increasing knowledge and systematized in order to seek alternatives to address the problems arising from a globalized and multiple company; understand thee aspects that value the concept of leadership in school management and its importance the process of democratization of public education. Developed thus a bibliographic work that found the importance of leadership training managers, which point to the collective action that address democratic participation and the construction of new educational and social paths with commitment of everyone involved in the school process. Therefore, it was used as a reference theoretical studies as Gadotti (2004), Antunes (2002), Paro (2001/2005), Hora (2001), Libâneo (2004/2006), Lück (2005/2006/2009) and Tavares (2009).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEnsino públicopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectColetividadepor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic educationeng
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectCollectivityeng
dc.titleEnsino público: fortalecendo laços com a gestão democráticapor
dc.title.alternativePublic education: strengthening ties with democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa visa refletir sobre a Gestão nas Escolas Públicas e suas contribuições ao ensino público, uma vez que permite que o conjunto de compõem os educandários exerça seu direito à informação e à participação, contando com a atuação de um gestor que se comprometa com a solidificação da democracia. Quer-se refletir acerca da gestão, da capacidade de organização e mobilização dos sujeitos envolvidos no processo educativo, e da necessária articulação das condições materiais e humanas que garantam a educação de qualidade ofertada no ensino público; destacar a importância de ter, nos gestores das escolas públicas, formadores com um conhecimento cada vez maior e sistematizado a fim de buscar alternativas para enfrentar os problemas advindos de uma sociedade globalizada e múltipla; compreender os aspectos que valorizam o conceito de liderança na gestão escolar e sua importância o processo de democratização do ensino público. Desenvolveu-se, assim, um trabalho bibliográfico que constatou a importância da formação de gestores líderes, que assinalem a atuação coletiva, que contemplem a participação democrática e a construção de novos rumos educacionais e sociais com comprometimento de todos os envolvidos no processo escolar. Para tanto, utilizou-se como referencial os estudos de teóricos como Gadotti (2004), Antunes (2002), Paro (2001/2005), Hora (2001), Libâneo (2004/2006), Lück (2005/2006/2009) e Tavares (2009).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto