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dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.creatorRosa, Caroline Paola Cruz da
dc.date.accessioned2019-01-16T12:24:25Z
dc.date.available2019-01-16T12:24:25Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15371
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractCurrently, it is necessary to work on the issue of the evolution of Information and Communication Technologies (ICT) associated with Inclusive Education. In this sense, the present research questions whether the learning objects (OA) used through technological resources in the classroom can contribute to an inclusive education? This work had the objective of identifying these objects, which somehow collaborated and extended the inclusion of teaching to disabled students. Once the OAs were identified, a lesson plan was provided to the teachers as a model for the development of the activities. It was emphasized the importance of the teacher as a transformation agent in the classroom using ICT and the inclusion of disabled students. A questionnaire was made for teachers and monitors and the observation of the work in the classroom of three specific students from different classes and schools. The students followed were one with intellectual disability, one deaf and one autistic student. The methodology adopted was the inductive research, with the qualitative approach and Case study method, and an exhaustive study of the subject was carried out. As a result of the research, the OAs that contributed to teaching and inclusion were identified. However, professionals complain about the lack of capacity to deal with ICT in the classroom, which results in insecurity when using OAs in their pedagogical practices. This fact demonstrated the importance of constructing the lesson plan for the best development of OA activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectEstudantes com deficiência intelectualpor
dc.subjectAutismo e surdospor
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectStudents with intellectual disabilitieseng
dc.subjectAutism and the deafeng
dc.titleTecnologias da informação e comunicação e os objetos de aprendizagem: uma contribuição ao ensino inclusivopor
dc.title.alternativeInformation and communication technologies and learning objects: a contribution to inclusive educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente, se faz necessário trabalhar a questão da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) associadas à Educação Inclusiva. Neste sentido, a presente pesquisa, questiona se os objetos de aprendizagem (OA) utilizados através dos recursos tecnológicos em sala de aula podem contribuir para um ensino inclusivo? Este trabalho teve o objetivo de identificar estes objetos, que de alguma maneira colaboraram e ampliaram a inclusão do ensino a estudantes deficientes. Identificados os OAs, foi fornecido aos professores um plano de aula como modelo para o desenvolvimento das atividades. Foi salientada a importância do professor como agente de transformação em sala de aula com o uso de TIC e a inclusão de alunos deficientes. Foi feito um questionário para professores e monitores e a observação do trabalho em sala de aula de três estudantes específicos de turmas e escolas diferentes. Os alunos acompanhados foram um com deficiência intelectual, um surdo e um estudante autista. A metodologia adotada foi a pesquisa indutiva, com a abordagem qualitativa e Método de estudo de caso, sendo realizado um estudo exaustivo do assunto. Como resultado da pesquisa, foram identificados os OAs que contribuíram com o ensino e a inclusão. Porém, os profissionais se queixam da falta de capacitação para lidar com as TIC em sala de aula, o que resulta em insegurança na hora de utilizar OAs em suas práticas pedagógicas. Esse fato demonstrou a importância da construção do plano de aula para o melhor desenvolvimento das atividades com OAs.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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