Design instrucional aplicado ao mundo virtual TCN5
Fecha
2015-12-21Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A utilização de ambientes virtuais voltados à educação, oportunizando a geração de conhecimentos de forma inovadora e adequada à sociedade informatizada atual, está se tornando cada vez mais popular. No entanto, somente a existência de tecnologia no meio escolar pode não ser suficiente para o processo de aprendizagem. Nesse sentido, percebe-se um avanço no que diz respeito à necessidade de ambientes virtuais personalizados para as especificidades de cada estudante. De forma a atender essa demanda, estão sendo pensados modos diferenciados para planejar cursos que se adequem a essas necessidades. Um dos métodos utilizados com o objetivo de organizar o roteiro de aprendizagem é o Design Instrucional (DI). Neste trabalho, o DI foi pensado de forma a discutir a construção e estruturação de cursos com adaptações para diferentes usuários em ambientes tecnológicos. Diante disso, essa dissertação aborda a estruturação de um Design Instrucional para a aprendizagem de Redes de Computadores dentro do mundo virtual TCN5 (Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment). Esse DI possui atributos de computação ubìqua, como a adaptação de recursos educacionais ao nìvel de expertise do estudante, bem como a organização de percursos pedagógicos de acordo com as preferências dos estilos cognitivos Holista, Serialista, Divergente e Reflexivo. A fim de ampliar as possibilidades do Design Instrucional, foi desenvolvido o Gerenciador de Recursos Educacionais Ciente de Expertise (GRECx). Nesse gerenciador, o professor pode incluir arquivos do tipo apresentação de slides, texto, texto online, imagem, vìdeo, tarefa e questionário. Esses recursos são expostos no mundo virtual a partir de páginas web alocadas a objetos 3D. Essas páginas exibem múltiplos recursos tomando como base os filtros de nìvel de conhecimento e tipo de recurso, que são transparentes ao usuário e permitem ao estudante filtrar os recursos por tema de acordo com a sua necessidade. Como contribuições deste estudo podem ser citadas: a organização dos recursos de acordo com o nìvel de expertise e estilo cognitivo dos aprendizes; a apresentação de múltiplos recursos em um mesmo objeto do ambiente tridimensional e a ampliação das possibilidades do mundo virtual TCN5, dada pela integração do sistema GRECx às páginas que alimentam os conteúdos dos objetos apresentados.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: