Design instrucional aplicado ao mundo virtual TCN5
Resumo
A utilização de ambientes virtuais voltados à educação, oportunizando a geração de conhecimentos de forma inovadora e adequada à sociedade informatizada atual, está se tornando cada vez mais popular. No entanto, somente a existência de tecnologia no meio escolar pode não ser suficiente para o processo de aprendizagem. Nesse sentido, percebe-se um avanço no que diz respeito à necessidade de ambientes virtuais personalizados para as especificidades de cada estudante. De forma a atender essa demanda, estão sendo pensados modos diferenciados para planejar cursos que se adequem a essas necessidades. Um dos métodos utilizados com o objetivo de organizar o roteiro de aprendizagem é o Design Instrucional (DI). Neste trabalho, o DI foi pensado de forma a discutir a construção e estruturação de cursos com adaptações para diferentes usuários em ambientes tecnológicos. Diante disso, essa dissertação aborda a estruturação de um Design Instrucional para a aprendizagem de Redes de Computadores dentro do mundo virtual TCN5 (Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment). Esse DI possui atributos de computação ubìqua, como a adaptação de recursos educacionais ao nìvel de expertise do estudante, bem como a organização de percursos pedagógicos de acordo com as preferências dos estilos cognitivos Holista, Serialista, Divergente e Reflexivo. A fim de ampliar as possibilidades do Design Instrucional, foi desenvolvido o Gerenciador de Recursos Educacionais Ciente de Expertise (GRECx). Nesse gerenciador, o professor pode incluir arquivos do tipo apresentação de slides, texto, texto online, imagem, vìdeo, tarefa e questionário. Esses recursos são expostos no mundo virtual a partir de páginas web alocadas a objetos 3D. Essas páginas exibem múltiplos recursos tomando como base os filtros de nìvel de conhecimento e tipo de recurso, que são transparentes ao usuário e permitem ao estudante filtrar os recursos por tema de acordo com a sua necessidade. Como contribuições deste estudo podem ser citadas: a organização dos recursos de acordo com o nìvel de expertise e estilo cognitivo dos aprendizes; a apresentação de múltiplos recursos em um mesmo objeto do ambiente tridimensional e a ampliação das possibilidades do mundo virtual TCN5, dada pela integração do sistema GRECx às páginas que alimentam os conteúdos dos objetos apresentados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: