Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Geomar Machado
dc.creatorSarturi, Ivan Viero
dc.date.accessioned2019-01-21T10:49:05Z
dc.date.available2019-01-21T10:49:05Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15414
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2018por
dc.description.abstractThe aim of this project was to determine if low-power electric vehicles for urban transportation are capable of achieving autonomies similar to combustion-like vehicles, and then of adopting them for the transport of people, similarly to what is currently done, by the internal bus of UFSM. Several simulations were performed using the FASTsim software, analyzing different variables, such as weight and chassis, and observing how low power vehicles react to such modifications. It was also observed that it is not possible to adopt electric vehicles without a change of culture, since at present moment their autonomy is not comparable to that of a combustion vehicle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVeículopor
dc.subjectElétricopor
dc.subjectCombustãopor
dc.subjectBateriapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectVehicleeng
dc.subjectElectriceng
dc.subjectCombustioneng
dc.subjectCar batteryeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleAnálise de veículos elétricos de baixa potência para mobilidade urbana no Campus da UFSMpor
dc.title.alternativeAn analysis of low-power electric vehicles for urban mobility at the UFSM Campuseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Engenharia Elétricapor
dc.description.resumoNeste projeto buscou-se determinar se veículos elétricos de baixa potência para transporte urbano são capazes de atingir autonomias capazes de se equiparar a veículos similares a combustão, e, então, de se adotar esses para trânsito de pessoas, similarmente ao que é feito, atualmente, pelo ônibus interno da UFSM. Foram realizadas diversas simulações no software FASTsim, analisando-se diferentes variáveis, tais como, peso e chassi, e observando como veículos de baixa potência reagem a modificações dessas. Observou-se, ainda, que não é possível a adoção de veículos elétricos sem que haja mudança de cultura, uma vez que, atualmente, sua autonomia não se equipara a de um veículo a combustão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto