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dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorMachado, Andressa
dc.date.accessioned2019-02-01T13:11:40Z
dc.date.available2019-02-01T13:11:40Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15517
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe present research is the result of the conclusion work of the Special Education Course - Nocturnal, linked to the Education Center of the Federal University of Santa Maria. Its main objective is to discuss issues involving teaching in Higher Education and the process of inclusion of people with disabilities. It is possible to perceive the large number of students with disabilities arriving at Higher Education, with this, it is approached this subject giving focus to the teachers and how they lead this process of inclusion, according to the specifics of each academic. In this sense, the role of teaching with great potential for the improvement and autonomy of the academic is then placed. According to Fernandes and Almeida (2007), the inclusion of students with disabilities in Higher Education goes far beyond facilitating their entry through job reservation policies. The university should create conditions for the student to be integrated into the university environment in order to promote not only academic success but also the psychosocial development of the student. This involves changes and / or adaptations in various aspects by the university community, such as adaptation of materials, physical accessibility, training of teachers, servants and other students regarding knowledge about disabilities, among others. The research method used was a case study. The same had a qualitative bias, and according to Goldenberg (1997) a qualitative research was not worried about the numerical representation, but with the deepening of the understanding of a social group of an organization, that are Professors of the course of Occupational Therapy of the Federal University of Santa Maria. Interviews were conducted with the teachers to complete the inclusion process of students with disabilities. The teachers' concern about the inclusion process is remarkable, but we still need to evolve in order to think ahead of this cycle and not only when we have already experienced it. Inquiries and questionings will always permeate and be part of the inclusion process. It is everyone's responsibility to maintain understanding and a watchful eye to becoming more confident and encouraged professionals in order to face the challenges posed by academic experiences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDisabled personeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleA docência e o processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superiorpor
dc.title.alternativeTeaching and the inclusion process of people with disabilities in higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral discutir questões que envolvam a docência no Ensino Superior e o processo de inclusão de pessoas com deficiência. Percebe-se o grande número de alunos com deficiência chegando ao Ensino Superior, com isto, aborda-se esta temática dando foco aos professores e como conduzem este processo de inclusão, de acordo com as especificidades de cada acadêmico. Neste sentido coloca-se então o papel da docência de grande potencial para o aprimoramento e autonomia do acadêmico. Segundo Fernandes e Almeida (2007), a inclusão do estudante com deficiência no Ensino Superior vai muito além de facilitar o seu ingresso por meio de políticas de reservas de vagas. A universidade deve criar condições para que o estudante seja integrado ao ambiente universitário de modo a promover não apenas sucesso acadêmico, mas também o desenvolvimento psicossocial do estudante. Isto envolve mudanças e/ou adaptações em variados aspectos por parte da comunidade universitária, como adaptação de materiais, acessibilidade física, capacitação de docentes, servidores e demais estudantes quanto ao conhecimento sobre as deficiências, entre outros. O método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso. O mesmo teve um viés qualitativo, e de acordo com Goldenberg (1997) a pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social de uma organização, etc. Envolveram-se sujeitos da pesquisa professores do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria. Realizou-se entrevistas com os professores a fim de entender o processo de inclusão de alunos com deficiência. É notável a preocupação por parte dos docentes, mas ainda precisamos evoluir no sentido de pensarmos antecipadamente este ciclo e não apenas quando já tivermos vivenciando-o. Indagações e questionamentos sempre irão permear e fazer parte do processo de inclusão, e cabe a todos a compreensão com um olhar rebuscado para os aspectos simples do cotidiano, para tornarmos profissionais mais seguros e encorajados que virão a encarar os desafios proporcionados pelas suas vivencias acadêmicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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