Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCecchin, Andréa Forgiarini
dc.creatorHeman, Marília Rodrigues Lopes
dc.date.accessioned2019-02-07T12:11:34Z
dc.date.available2019-02-07T12:11:34Z
dc.date.issued2018-10-08
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15567
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research is the monograph of the Specialization Course in Educational Management, linked to the Post-Graduate Program in Public Policies and Educational Management of the Federal University of Santa Maria (UFSM), and its main theme is the role of tutors in pedagogical actions of the Pedagogy Course of the Open University of Brazil (UAB / UFSM). Considering the beaconing of public policies for this modality, the study analyzes if the work developed by tutors of the UAB / UFSM Pedagogy Course qualifies its pedagogical action and the production of new knowledge. In addition, it seeks to articulate the field of knowledge, the formative processes and the consolidation of the exercise of the tutoring through the listening of the subjects and the study of the current legislation. It covers distance tutors linked to the course in the year 2017 and has the following research questions: The work of the tutors of the UAB / UFSM Pedagogy Course, based on the beaconing of public policies for the distance modality, qualifies the pedagogical action and production of new knowledge? How do the public policies of Distance Education in the country regulate the performance of the tutor, within the UAB? In what way do the subjects involved evaluate limits and possibilities in their role as tutors of the UAB / UFSM Pedagogy Course? What propositions can be made, from this study, to qualify the pedagogical action of tutors from a distance? A qualitative study was chosen (MINAYO, 2004; REZENDE, 1994), based on bibliographical and documentary research. The data emerged from the reports presented by tutors in the UAB / UFSM Pedagogy Course in the first semester of 2017. To support the analysis of the data, we used the theoretical support of authors such as Veiga (2004), Santos (2017), Nogueira (2016), Petters (2004), Mill (2012) and Behar (2009), besides the educational legislation that deals with the theme. From the analysis and discussion of the data we can infer that the concept of teaching implies the knowledge and strategies of the distance modality in the educational system, so as to operate in the ordering of the training that crosses the subjects and have as effect such processes of subjectivation, based on a "way of being": the pedagogical action. From the analysis and discussion of the data, suggestions were presented that could qualify the pedagogical action of the distance tutors thus favoring the production of new senses and knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectCurso de pedagogiapor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectPedagogy courseeng
dc.subjectTutoringeng
dc.subjectPedagogical actioneng
dc.titleTutoria no curso de pedagogia a distância: construção de sentidos e saberes sobre a ação pedagógicapor
dc.title.alternativeTutoring in the pedagogy’s distance education course: construction of senses and knowledge about pedagogical actioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata-se da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e tem como temática central o protagonismo dos tutores nas ações pedagógicas do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSM). Considerando o balizamento das políticas públicas para esta modalidade, o estudo analisa se o trabalho desenvolvido pelos tutores do Curso de Pedagogia UAB/UFSM qualifica sua ação pedagógica e a produção de novos saberes. Além disto, procura articular o campo de saberes, os processos formativos e a consolidação do exercício da tutoria através da escuta dos sujeitos e do estudo da legislação vigente. Abrange tutores a distância vinculados ao curso no ano de 2017 e possui as seguintes questões de pesquisa: O trabalho dos tutores do Curso de Pedagogia UAB/UFSM, a partir do balizamento das políticas públicas para a modalidade a distância, qualifica a ação pedagógica e a produção de novos saberes? Como as políticas públicas de Educação a Distância no país regulamentam a atuação do tutor, no âmbito da UAB? De que forma os sujeitos envolvidos avaliam limites e possibilidades em sua atuação como tutores do Curso de Pedagogia UAB/UFSM? Que proposições podem ser feitas, a partir deste estudo, para qualificar a ação pedagógica dos tutores a distância? Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa (MINAYO, 2004; REZENDE, 1994), realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados emergiram dos relatórios apresentados pelos tutores em exercício no Curso de Pedagogia UAB/UFSM, no primeiro semestre de 2017. Para subsidiar a análise dos dados, utilizou-se o suporte teórico de autores tais como Veiga (2004), Santos (2017), Nogueira (2016), Petters (2004), Mill (2012) e Behar (2009), além da legislação educacional que trata sobre a temática. A partir da análise e discussão dos dados podemos inferir que o conceito de docência implica os saberes e as estratégias da modalidade a distância no sistema educacional, de forma a operar na ordenação da formação que atravessa os sujeitos e têm como efeito tais processos de subjetivação, alicerçados num “modo de ser”: a ação pedagógica. A partir da análise e discussão dos dados foram apresentadas sugestões que possam qualificar a ação pedagógica dos tutores a distância favorecendo, assim, a produção de novos sentidos e saberes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto