dc.contributor.advisor | Cecchin, Andréa Forgiarini | |
dc.creator | Heman, Marília Rodrigues Lopes | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T12:11:34Z | |
dc.date.available | 2019-02-07T12:11:34Z | |
dc.date.issued | 2018-10-08 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15567 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research is the monograph of the Specialization Course in Educational Management, linked to
the Post-Graduate Program in Public Policies and Educational Management of the Federal University
of Santa Maria (UFSM), and its main theme is the role of tutors in pedagogical actions of the
Pedagogy Course of the Open University of Brazil (UAB / UFSM). Considering the beaconing of public
policies for this modality, the study analyzes if the work developed by tutors of the UAB / UFSM
Pedagogy Course qualifies its pedagogical action and the production of new knowledge. In addition, it
seeks to articulate the field of knowledge, the formative processes and the consolidation of the
exercise of the tutoring through the listening of the subjects and the study of the current legislation. It
covers distance tutors linked to the course in the year 2017 and has the following research questions:
The work of the tutors of the UAB / UFSM Pedagogy Course, based on the beaconing of public
policies for the distance modality, qualifies the pedagogical action and production of new knowledge?
How do the public policies of Distance Education in the country regulate the performance of the tutor,
within the UAB? In what way do the subjects involved evaluate limits and possibilities in their role as
tutors of the UAB / UFSM Pedagogy Course? What propositions can be made, from this study, to
qualify the pedagogical action of tutors from a distance? A qualitative study was chosen (MINAYO,
2004; REZENDE, 1994), based on bibliographical and documentary research. The data emerged from
the reports presented by tutors in the UAB / UFSM Pedagogy Course in the first semester of 2017. To
support the analysis of the data, we used the theoretical support of authors such as Veiga (2004),
Santos (2017), Nogueira (2016), Petters (2004), Mill (2012) and Behar (2009), besides the educational
legislation that deals with the theme. From the analysis and discussion of the data we can infer that
the concept of teaching implies the knowledge and strategies of the distance modality in the
educational system, so as to operate in the ordering of the training that crosses the subjects and have
as effect such processes of subjectivation, based on a "way of being": the pedagogical action. From
the analysis and discussion of the data, suggestions were presented that could qualify the pedagogical
action of the distance tutors thus favoring the production of new senses and knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Curso de pedagogia | por |
dc.subject | Tutoria | por |
dc.subject | Ação pedagógica | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Pedagogy course | eng |
dc.subject | Tutoring | eng |
dc.subject | Pedagogical action | eng |
dc.title | Tutoria no curso de pedagogia a distância: construção de sentidos e saberes sobre a ação pedagógica | por |
dc.title.alternative | Tutoring in the pedagogy’s distance education course: construction of senses and knowledge about pedagogical action | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata-se da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Gestão
Educacional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e tem como temática central o protagonismo dos
tutores nas ações pedagógicas do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil
(UAB/UFSM). Considerando o balizamento das políticas públicas para esta modalidade, o estudo
analisa se o trabalho desenvolvido pelos tutores do Curso de Pedagogia UAB/UFSM qualifica sua
ação pedagógica e a produção de novos saberes. Além disto, procura articular o campo de saberes,
os processos formativos e a consolidação do exercício da tutoria através da escuta dos sujeitos e do
estudo da legislação vigente. Abrange tutores a distância vinculados ao curso no ano de 2017 e
possui as seguintes questões de pesquisa: O trabalho dos tutores do Curso de Pedagogia
UAB/UFSM, a partir do balizamento das políticas públicas para a modalidade a distância, qualifica a
ação pedagógica e a produção de novos saberes? Como as políticas públicas de Educação a
Distância no país regulamentam a atuação do tutor, no âmbito da UAB? De que forma os sujeitos
envolvidos avaliam limites e possibilidades em sua atuação como tutores do Curso de Pedagogia
UAB/UFSM? Que proposições podem ser feitas, a partir deste estudo, para qualificar a ação
pedagógica dos tutores a distância? Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa (MINAYO,
2004; REZENDE, 1994), realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados
emergiram dos relatórios apresentados pelos tutores em exercício no Curso de Pedagogia
UAB/UFSM, no primeiro semestre de 2017. Para subsidiar a análise dos dados, utilizou-se o suporte
teórico de autores tais como Veiga (2004), Santos (2017), Nogueira (2016), Petters (2004), Mill (2012)
e Behar (2009), além da legislação educacional que trata sobre a temática. A partir da análise e
discussão dos dados podemos inferir que o conceito de docência implica os saberes e as estratégias
da modalidade a distância no sistema educacional, de forma a operar na ordenação da formação que
atravessa os sujeitos e têm como efeito tais processos de subjetivação, alicerçados num “modo de
ser”: a ação pedagógica. A partir da análise e discussão dos dados foram apresentadas sugestões
que possam qualificar a ação pedagógica dos tutores a distância favorecendo, assim, a produção de
novos sentidos e saberes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |