Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLorenzoni, Cândice Moura
dc.creatorStiegemeier, Adriano
dc.date.accessioned2019-02-14T13:26:04Z
dc.date.available2019-02-14T13:26:04Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15639
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe research aims to Analyze the development of physical education classes in Elementary schools in the city of Panambi/RS with children from 4 years of age, for their research were analyzed three Elementary schools, where the teacher of physical education was observed in 2 classes, one of the schools I'm analyzed the teacher responsible for practice After this analysis, by means of a Semi-structured questionnaire teachers had answered three questions about practices, along a questionnaire with pictures and footage. This study was characterized by a qualitative case study research, to give theoretical basis were used several authors among them we can mention Silva (2004), Rosa Neto (1996.2002) and Gallahue and Ozmun (2001, 2005). With this research I was able to broaden my knowledge of the practices developed by teachers of physical education in EMEI, as are planned and taught the lessons, what materials are available for practice, the infrastructure that the teacher has to develop his lectures, among these several items I come to the conclusion that the greatest difficulty encountered by teachers of physical education is about the amount of available materials and mainly the lack of available physical structure, and the teacher most often improvise spaces to develop a good practice from classes, in general I can say that the work of Professor of physical education, which has been developed in early childhood education is very well developed, extending and improving the growth and development of children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEstrutura físicapor
dc.subjectMateriaispor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPhysical structureeng
dc.subjectMaterialseng
dc.titleA educação física nas escolas de educação infantil na cidade de Panambi/RSpor
dc.title.alternativeThe physical education in elementary schools in the city of Panambi/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivos Analisar o desenvolvimento das aulas de Educação Física dentro das Escolas de Educação Infantil da Cidade de Panambi/RS com crianças de 4 anos de Idade, para a respectiva pesquisa foram analisadas três Escolas de Educação Infantil, onde o professor de Educação Física foi observado em 2 aulas, uma das escolas analisadas eu sou o professor responsável pela prática, após esta analise, através de um questionário Semiestruturado os professores responderam três perguntas a respeito das praticas, juntamente montei um questionário de bordo, com fotos e filmagens. Este estudo caracterizou-se por uma pesquisa Qualitativa de Estudo de caso, para dar embasamento teórico foram utilizados vários autores dentre eles podemos citar Silva (2004), Rosa Neto (1996,2002) e Gallahue e Ozmun (2001, 2005). Com esta pesquisa consegui ampliar meus conhecimentos relativos as praticas desenvolvidas pelos professores de Educação Física nas EMEI’s, como são planejadas e ministradas as aulas, quais os materiais disponíveis para as praticas, a infraestrutura que o professor tem para desenvolver suas aulas, dentre estes vários itens chego a concluir que a maior dificuldade encontrada pelos professores de Educação Física é em relação a quantidade de materiais disponíveis e principalmente a pouca estrutura física disponível, cabendo ao professor na maioria das vezes improvisar espaços para se desenvolver uma boa pratica das aulas, de forma geral posso afirmar que o trabalho do Professor de Educação Física, que vem sendo desenvolvido na Educação Infantil esta sendo muito bem desenvolvido, ampliando e melhorando o crescimento e desenvolvimento das crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto