Gestão democrática: limites, desafios e possibilidades em uma escola do campo do município de Restinga Sêca/RS
Abstract
Este trabalho está baseado em estudos sobre gestão escolar democrática, partindo da realidade de uma escola do campo do município de Restinga Sêca/RS. Assim, essa pesquisa buscou compreender de que forma a gestão escolar democrática é reconhecida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer e de que maneira a comunidade escolar envolve-se com a mesma, bem como analisar os desafios, limites e possibilidades dessa instituição de ensino enquanto gestão democrática. A pesquisa foi realizada com alunos, professores, funcionários, pais de alunos e membros do Conselho de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer. A coleta das informações foi realizada na escola e no entorno da mesma, através de uma entrevista semiestruturada com os colaboradores, observação da escola como um todo e análise do Projeto Político Pedagógico (2015) da instituição de ensino. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, conforme os estudos de Bogdan e Biklen (1994) e baseou-se em estudos sobre gestão escolar democrática pautada em autores como Lück (2008) e Ferreira (2001), bem como em Caldart (2004) e Molina (2009) para tratar sobre questões pertinentes a
Educação do Campo. A partir da análise dos dados obtidos, conclui-se que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer tem os princípios de uma gestão escolar democrática visivelmente percebíveis, o que já pode ser identificado a
partir do seu PPP e consolidou-se a partir da fala dos colaboradores. Além disso, entendo que todos os sujeitos sentem-se pertencentes a escola, como se a mesma fosse parte de suas vidas, efetivando a sua participação na mesma sempre que necessário.
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- Gestão Educacional - EaD [950]
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