Mostrar registro simples

dc.creatorLorenzoni, Cândice Moura
dc.date.accessioned2019-02-19T14:17:05Z
dc.date.available2019-02-19T14:17:05Z
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15683
dc.description.abstractThis doctoral thesis work in Education was developed in the Research Line 1 – Training, Knowledge and Professional Development of the Postgraduate Program in Education, of the Federal University of Santa Maria (UFSM). It emerged from a concern on College Education professors from Theater and Cinema areas and the possible connections between the artistic and the educational acts. From this premise, the objective established was to know how the poetics of these artist-professors is composed in the interface between the art and the teaching. This research pursued to bring the concepts of Theater and Cinema closed with the concepts of Teachers' Formation field, such as: work about oneself and the concept of personality allied to the creation, one of the main pillars from the social imagery theory of Castoriadis (1982 and 2004). Therefore, the research counted on two artist-professors that are collaborators of the quoted areas. As a chosen method, the (self) biographical narratives were used according to Josso (2010) and Momberger (2014) writings. To mobilize such narratives, it was created a game with rules containing images and compositions of words which were performed with each one of the artist-professors. This game has produced crossroads by repetition of the images and the words that were protagonists in both researcher and collaborators’ narratives, producing other centers of images and words. In this way, there was prepared a second play called "Lonely Play”, in which the researcher prepared narratives based on the words and the images, what made the approximation of the imaginary significations possible, giving traces to the probable articulations that constitute the artist-professors poetics. The process resulting from the game has generated four centers of analysis, which were analyzed taking as a support the hermeneutics of Hans-Georg Gadamer (2010 and 2015) and the social imagery of Cornelius Castoriadis (1982 and 2004). From this study, we can understand that for these professors, poetics is tied to the ways of the professor being, to whom the relations between art and teaching can be established.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectArtista professorpor
dc.subjectPoéticaspor
dc.subjectJogopor
dc.subjectTeachers' formationeng
dc.subjectImageryeng
dc.subjectArtist-professoreng
dc.subjectPoeticseng
dc.subjectGameeng
dc.titleSer artista professor: tramas, imaginários e poéticas em jogo nos espaços de atuação-formaçãopor
dc.title.alternativeTo be an artist-professor: plot, imagery and poetics in game in the acting-training areaseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Surgiu a partir de uma inquietação sobre professores de Ensino Superior das áreas Teatro e Cinema e as possíveis conexões entre os fazeres artísticos e os fazeres docentes. A partir dessa premissa, o objetivo que estabeleceu foi o de conhecer como se constitui a poética destes artistas professores na interface entre a arte e a docência. Esta pesquisa buscou aproximar conceitos das áreas do Teatro e Cinema com conceitos do campo da Formação de Professores, tais como: trabalho sobre si mesmo e o conceito de pessoalidade aliados à criação, um dos principais pilares da teoria do imaginário social de Castoriadis (1982 e 2004). Para tanto, a pesquisa contou com dois artistas-professores colaboradores das áreas já citadas. Como método escolhido utilizou-se as narrativas (auto) biográficas a partir dos escritos de Josso (2010) e Momberger (2014). Para mobilizar tais narrativas foi criado um jogo com regras contendo imagens e composições de palavras o qual foi realizado com cada um dos artistas professores. Esse jogo gerou cruzamentos pela repetição das imagens e pelas palavras que foram protagonistas nas narrativas tanto da pesquisadora quanto dos colaboradores, gerando outros núcleos de imagens e palavras. Desse modo, foi elaborado um segundo jogo chamado Jogo Solitário, no qual a pesquisadora elaborou narrativas a partir das palavras e das imagens, o que possibilitou a aproximação das significações imaginárias que deram pistas das possíveis articulações que constituem as poéticas dos artistas professores. O processo advindo do jogo gerou quatro núcleos de análise, que foram analisadas tendo como suporte a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (2010 e 2015) e o imaginário social de Cornelius Castoriadis (1982 e 2004). A partir desse estudo, compreendemos que a poética para esses professores está ligada a modos do ser professor, aos quais pode se estabelecer as relações entre a arte e a docência.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee1Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167841618840023por
dc.contributor.referee2Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee3Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.contributor.referee4Pacheco, Eduardo Guedes
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8147388898189790por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0564329878127989por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International