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dc.contributor.advisorKocourek, Sheila
dc.creatorRosa, Patrícia Vianna da
dc.date.accessioned2019-03-28T12:15:17Z
dc.date.available2019-03-28T12:15:17Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15988
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis article is a result of a research and intervention performed from the experience of three residents (Social Worker, Speech Therapist and Nutritionist) in the Post-Graduation Program in Multi-professional Residence Integrated in Hospital Management and Attention in the Public Health System with emphasis on maternal-child with the objective to create groups of pregnant women addressing the issue of HIV and syphilis in pregnancy, diagnosis and appropriate treatment through health education actions. This is a descriptive-observational study with a quantitative-qualitative approach performed with 25 pregnant women in the prenatal care from University Hospital of Santa Maria during December 2018. The data were analysed by the application of descriptive analysis. In the view of results obtained was possible to observe that there is a lack of knowledge and/or erroneous information on the part of the pregnant women about the forms of transmission, diagnosis and treatments that are necessary in order to avoid vertical transmission, as well as minimal clarification about their rights. Additionally it was evident that the quality of prenatal care performed is far from ideal, since there is a delay in starting prenatal consultations and in performing serological tests. Thus it concludes that is necessary that the prenatal health team be able to develop health education actions addressing sexually transmitted infections (STI) in a way that complements the individual knowledge of each pregnant woman. It is the most important for health professionals to report worsening health, in this manner collaborating with epidemiological studies, in order to subsidize public health policies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectSífilispor
dc.subjectHIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)por
dc.subjectTransmissão verticalpor
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectSyphiliseng
dc.subjectVertical transmissioneng
dc.titleA educação em saúde como dispositivo de prevenção das IST’S no ambulatório de pré-natal do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)por
dc.title.alternativeHealth education as a device for the prevention of sexually transmitted infections in the prenatal ambulatory at the University Hospital of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa e intervenção realizadas a partir da experiência de três residentes (Assistente Social, Fonoaudióloga e Nutricionista) junto ao Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com ênfase materno-infantil, tendo como objetivo realizar grupos de gestantes abordando a temática HIV e sífilis na gestação, diagnóstico e tratamento adequado através de ações de educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo-observacional com abordagem quanti-qualitativa realizado com 25 gestantes no pré-natal do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) no período de dezembro de 2018.Os dados foram analisados pela aplicação de análise descritiva. Diante dos resultados obtidos foi possível observar que há falta de conhecimento e/ou informações errôneas por parte das gestantes sobre as formas de transmissão, diagnóstico e tratamentos necessários afim de evitar a transmissão vertical, assim como esclarecimento ínfimo acerca de seus direitos. Também ficou evidente que a qualidade da assistência do pré-natal realizado está aquém do ideal, uma vez que há demora no início das consultas de pré-natal e na realização dos testes sorológicos. Desta forma, conclui-se que é necessário que a equipe de saúde do pré-natal seja capacitada para desenvolver ações de educação em saúde abordando as IST de forma a complementar os saberes individuais de cada gestante. Também é de suma importância que os profissionais realizem as notificações dos agravos à saúde colaborando, assim, com estudos epidemiológicos, afim de subsidiar as políticas públicas de saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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Acesso Aberto
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