dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Fonseca, Ana Jocemar Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T15:39:42Z | |
dc.date.available | 2019-04-01T15:39:42Z | |
dc.date.issued | 2005-03-18 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16030 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work is a research of the type case study, accomplished in a State
School of Fundamental Teaching, located in the city of Caçapava of the South,
RS. We objectified to analyze as the inclusion process it is noticed by the
teachers. Theoretical Referencial approaches the theme Inclusion, trying to
illuminate the necessary changes in the Brazilian educational system, so that
that new paradigm - the inclusive education, be in fact a reality in the schools.
He/she makes himself a differentiation of the paradigms of the integration and
inclusion, we have those that confuse the elements inserted in the educational
atmosphere, generating contradictory opinions and confused terminologies. To
elaborate the interview accomplished with ten (10) teachers of the chosen State
School the theoretical referencial was taken as guide. Elaborated the interview,
the data were collected and analyzed in October and November of 2004. It also
consists of a contextualização of the School, in which the research was
developed as well as of an analysis in the Pedagogic Political Project of the
school. Starting from the interview with the teachers, we had a clear and current
vision of the teachers' perception about inclusive education, of the as that subject
still needs to be analyzed and discussed in the schools, for everybody involved
them, so that a new road is traced for the Brazilian education, and considering as
main objective the all the students' inclusion, tends the diversity as
enriquecimento factor of any learning, be her formal or informal. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em
uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de
Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é
percebido pelos professores. O Referencial Teórico aborda o tema Inclusão,
procurando esclarecer as mudanças necessárias no sistema educacional
brasileiro, para que esse paradigma – a educação inclusiva, seja uma realidade
de fato nas escolas. Faz-se uma diferenciação dos paradigmas da integração e
inclusão, termos esses que confundem os elementos inseridos no ambiente
educativo, gerando opiniões contraditórias e terminologias confusas. Para
elaborar a entrevista realizada com dez (10) professores da Escola Estadual
escolhida, o referencial teórico foi tomado como guia. Elaborada a entrevista, os
dados foram coletados e analisados em outubro e novembro de 2004. Consta
também de uma contextualização da Escola, na qual a pesquisa foi
desenvolvida, bem como de uma análise no Projeto Político Pedagógico da
escola. A partir da entrevista com os professores, tivemos uma visão clara e
atual da percepção dos professores sobre educação inclusiva, do quanto esse
assunto ainda precisa ser analisado e discutido nas escolas, por todos os
envolvidos, para que seja traçado um novo caminho para a educação brasileira,
tendo como objetivo principal a inclusão de todos os alunos, e considerando a
diversidade como fator de enriquecimento de qualquer aprendizagem, seja ela
formal ou informal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |