Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorFonseca, Ana Jocemar Pereira
dc.date.accessioned2019-04-01T15:39:42Z
dc.date.available2019-04-01T15:39:42Z
dc.date.issued2005-03-18
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16030
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work is a research of the type case study, accomplished in a State School of Fundamental Teaching, located in the city of Caçapava of the South, RS. We objectified to analyze as the inclusion process it is noticed by the teachers. Theoretical Referencial approaches the theme Inclusion, trying to illuminate the necessary changes in the Brazilian educational system, so that that new paradigm - the inclusive education, be in fact a reality in the schools. He/she makes himself a differentiation of the paradigms of the integration and inclusion, we have those that confuse the elements inserted in the educational atmosphere, generating contradictory opinions and confused terminologies. To elaborate the interview accomplished with ten (10) teachers of the chosen State School the theoretical referencial was taken as guide. Elaborated the interview, the data were collected and analyzed in October and November of 2004. It also consists of a contextualização of the School, in which the research was developed as well as of an analysis in the Pedagogic Political Project of the school. Starting from the interview with the teachers, we had a clear and current vision of the teachers' perception about inclusive education, of the as that subject still needs to be analyzed and discussed in the schools, for everybody involved them, so that a new road is traced for the Brazilian education, and considering as main objective the all the students' inclusion, tends the diversity as enriquecimento factor of any learning, be her formal or informal.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleInclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Mariapor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é percebido pelos professores. O Referencial Teórico aborda o tema Inclusão, procurando esclarecer as mudanças necessárias no sistema educacional brasileiro, para que esse paradigma – a educação inclusiva, seja uma realidade de fato nas escolas. Faz-se uma diferenciação dos paradigmas da integração e inclusão, termos esses que confundem os elementos inseridos no ambiente educativo, gerando opiniões contraditórias e terminologias confusas. Para elaborar a entrevista realizada com dez (10) professores da Escola Estadual escolhida, o referencial teórico foi tomado como guia. Elaborada a entrevista, os dados foram coletados e analisados em outubro e novembro de 2004. Consta também de uma contextualização da Escola, na qual a pesquisa foi desenvolvida, bem como de uma análise no Projeto Político Pedagógico da escola. A partir da entrevista com os professores, tivemos uma visão clara e atual da percepção dos professores sobre educação inclusiva, do quanto esse assunto ainda precisa ser analisado e discutido nas escolas, por todos os envolvidos, para que seja traçado um novo caminho para a educação brasileira, tendo como objetivo principal a inclusão de todos os alunos, e considerando a diversidade como fator de enriquecimento de qualquer aprendizagem, seja ela formal ou informal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto