dc.contributor.advisor | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.creator | Cargnin, Catia | |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T14:30:31Z | |
dc.date.available | 2019-04-12T14:30:31Z | |
dc.date.issued | 2018-12-15 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16200 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Digital technologies are tools can assist the teacher in building and understanding student knowledge. For example, GeoGebra software has tools can enable the process to teaching and learning. Believing in this principle, an activity was proposed to fourteen high school students at a federal school in the interior of Rio Grande do Sul. The research proposed here aimed to reinforce the knowledge of geometry through the activity of constructions of points, straight lines, semi-circles and flat geometric figures, in the computer lab with the help of GeoGebra. Based on this experience, it is inferred that the use of this resource for the learning of initial geometric concepts can be an important tool for the mathematics teacher, who seeks to complement the teaching and learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.title | A utilização do software GeoGebra na geometria plana: uma experiência no ensino médio | por |
dc.title.alternative | The use of software GeoGebra in flat geometry: an experience in middle school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias digitais são instrumentos que podem auxiliar o professor na construção e compreensão do conhecimento do aluno. Por exemplo, o software GeoGebra possui ferramentas que podem possibilitar o processo de ensinar e aprender. Acreditando neste princípio, foi proposta uma atividade à quatorze discentes de ensino médio, de uma escola federal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa aqui proposta visou reforçar os conhecimentos de geometria através da atividade de construções de pontos, retas, segmentos de retas, semirretas e figuras planas geométricas, no laboratório de informática com o auxílio do GeoGebra. Com base nessa experiência, infere-se que a utilização do referido recurso para a aprendizagem de conceitos geométricos iniciais, pode ser importante ferramenta para o professor de matemática, que busca complementar o processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |