Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorFeldns, Viviane
dc.date.accessioned2019-04-16T12:32:35Z
dc.date.available2019-04-16T12:32:35Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16226
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe democratic management is a subject very much discussed between the scholars of the education at the moment, therefore, this present work of conclusion of course has since finality does an analysis of the democratic management in the schools of the Municipal Net of Constantina/RS, in which they are inserted in the paradigm of the school Citizen and opinion as his process of construction is happening, thinking about democracy, school management, participation and citizenship. The great challenge is to explain doubts, as well as to enlarge the knowledges made a list to the subject, since we need to be more and more up-to-date to be able to advance in the education. Like methodology, we adopt the bibliographical inquiry and of field, investigating and summarizing the ideas of several authors on the subject, I eat also we will look for pedagogic and educational subsidies in the documents of the schools besides interviews were carried out with persons of the school community, trying to know and to analyse the reality and the democratic actions in day by day. Embasa-se in the qualitative approach, looking to understand the importance of the democratic management, being that this one improves the quality of the teaching as soon as it forms active, conscious citizens and transformers of the society. There is noticed the necessity of an active, creative, dynamic gestor, which promotes the participation and looks for practices that allow the work in team of several segments of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectEscola cidadãpor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectSchool democratic managementeng
dc.subjectSchool citizeneng
dc.titleA gestão democrática das escolas cidadãs da rede municipal de ensino de Constantina/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão democrática tem sido tema recorrente nas atuais discussões de teóricos e profissionais da educação. Cada vez mais este assunto se reveste de importância e, em especial, quando se busca a compreensão do espaço escolar e as possibilidades de construção de práticas emancipatórias. Este trabalho monográfico tem por finalidade tecer uma análise da gestão das escolas da Rede Municipal de Constantina/RS, as quais estão inseridas no paradigma da Escola Cidadã e, com vista à compreensão dos processos democráticos em construção, a análise propõe-se a refletir sobre democracia, gestão escolar, participação e cidadania. O grande desafio é elucidar estas questões de modo a ampliar os conhecimentos relacionados ao assunto, pois é necessário conhecer a realidade para poder avançar na perspectiva de uma educação de qualidade. A metodologia, de natureza qualitativa, ancora-se na pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, quando parte da investigação e sintetização das ideias de diversos autores aliados a compreensões manifestadas através de respostas obtidas em questionários aplicados a gestores, professores e famílias de modo a reconhecer as distintas realidades e as ações democráticas no cotidiano educativo. Em um cenário escolar, que se quer democrático e participativo, espera-se a interação de sujeitos escolares atuantes, criativos, dinâmicos, que promovam a participação e busquem práticas que permitam o trabalho em equipe dos diversos segmentos da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto