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dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorPrudencio, Dayanne da Silva
dc.date.accessioned2019-04-22T13:45:20Z
dc.date.available2019-04-22T13:45:20Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16277
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper examines whether open educational resources and the massive open online courses can be used in information literacy programs conducted by Health Sciences libraries as well as for continuing education for health librarians. It features some open educational resources lookup tools, some examples of healthcare-specific repositories, editing tools, and content creation tools. It also displays massive open online courses options on instructional design, information competence, and competence in health information. The objective was to verify if these resources can contribute to the programs of competence in information in the area of Health Sciences in the face of the need for an increasingly personalized teaching based on information technologies. The theoretical bases of the research were constructed through a literature review. It is a bibliographical (as to the media), exploratory and descriptive research (in terms of its objective), and, from the point of view of data analysis and demonstration of results, with a qualitative and quantitative approach. It concludes that the use of educational resources open in programs and information competence represent innovative proposals capable of responding to the new demands of professional competence required by the emergence of the information society. It states that the development of these educational resources may represent new professional development opportunities for librarians. These resources offer the improvement in the teaching-learning practice offered to the health professionals aiming at a better match between the training offered and the demands of the labor market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecurso educacional abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectCompetência em informaçãopor
dc.subjectBibliotecário de ciências da saúdepor
dc.subjectMassive open online courseeng
dc.titleAs contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação do campo da saúdepor
dc.title.alternativeThe contributions of open educational resources for the promotion of information literacyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Vila Flores, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar se os recursos educacionais abertos e os massive open online courses podem ser utilizados nos programas de competência em informação realizados por bibliotecas de Ciências de Saúde, bem como para fins de formação continuada para bibliotecários de saúde. Apresenta algumas ferramentas de buscas de recursos educacionais abertos, alguns exemplos de repositórios específicos da área de saúde, ferramentas de edição e de criação de conteúdo. Outrossim, exibe opções de massive open online courses sobre design instrucional, competência em informação e competência em informação em saúde. Objetivou-se verificar se estes recursos podem contribuir com os programas de competência em informação na área de Ciências da Saúde diante da necessidade de um ensino cada vez mais personalizado e baseado em tecnologias da informação. As bases teóricas da pesquisa foram construídas por meio de uma revisão de literatura. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico (quanto aos meios), exploratória e descritiva (quanto ao seu objetivo), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, com abordagem qualitativa e quantitativa. Conclui-se que a utilização de recursos educacionais abertos em programas e competência em informação representam propostas inovadoras e capazes de responder às novas exigências de competência profissional requeridas pelo surgimento da sociedade da informação. Finda que o desenvolvimento destes recursos educacionais pode representar novas oportunidades de desenvolvimento profissional para bibliotecários. Tais recursos oportunizam a melhoria na prática de ensino-aprendizagem oferecido aos profissionais de saúde visando maior adequação entre a formação oferecida e às demandas do mercado de trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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