Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Tânia Maria
dc.creatorWilke, Fábio Roberto
dc.date.accessioned2019-04-23T14:44:37Z
dc.date.available2019-04-23T14:44:37Z
dc.date.issued2019-03-15
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16292
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractBased on a bibliographical analysis, this article aims to investigate how the evaluation of pedagogical practice has been carried out in teaching with the incorporation of technological resources. With a view to the identification and presentation of a viable path for the accomplishment of evaluative actions, that is, how to proceed the evaluation of the learning in the pedagogical practice with the incorporation of technological resources. In the first part of the study, a synthetic discussion was carried out, based on pedagogical presuppositions, on school evaluation. In the second part of this elaboration, we turned to the reflection of school assessments and their use from technological resources properly. In the third part, the product of this research, carried out from a qualitative methodology, resulted in the proposition a feasible path that includes elements of the constructivist and socio-interactionist theory, in combination with the hybrid practice, since they are relevant in the contribution to the elaboration of assessments of learning with the support of technological resources.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação escolarpor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectHibridismopor
dc.subjectSchool evaluationeng
dc.subjectTechnological resourceseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHybridismeng
dc.titleAvaliação escolar e recursos tecnológicos: interlocuções teóricas para novas ações práticaspor
dc.title.alternativeSchool evaluation and technological resources: theoretical interlocations for new practical actionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA partir de análise bibliográfica, este artigo tem por objetivo investigar de que modo a avaliação da prática pedagógica vem sendo realizada no ensino com a incorporação de recursos tecnológicos. Com vistas à identificação e apresentação de um caminho viável para a realização de ações avaliativas, qual seja, como proceder a avaliação da aprendizagem na prática pedagógica com a incorporação de recursos tecnológicos. Na primeira parte do estudo, realizou-se uma sintética discussão, a partir de pressupostos pedagógicos, sobre avaliação escolar. Na segunda parte desta elaboração, voltou-se para a reflexão das avaliações escolares e sua utilização a partir de recursos tecnológicos propriamente. Na terceira parte, o produto desta investigação, levada a cabo desde metodologia qualitativa, resultou na proposição um percurso viável que inclui elementos da teoria construtivista e sociointeracionista, em conjugação com a prática híbrida, por entender-se que são pertinentes no aporte à elaboração de avaliações da aprendizagem com o suporte de recursos tecnológicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto