dc.contributor.advisor | Moreira, Tânia Maria | |
dc.creator | Wilke, Fábio Roberto | |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T14:44:37Z | |
dc.date.available | 2019-04-23T14:44:37Z | |
dc.date.issued | 2019-03-15 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16292 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Based on a bibliographical analysis, this article aims to investigate how the evaluation of pedagogical practice has been carried out in teaching with the incorporation of technological resources. With a view to the identification and presentation of a viable path for the accomplishment of evaluative actions, that is, how to proceed the evaluation of the learning in the pedagogical practice with the incorporation of technological resources. In the first part of the study, a synthetic discussion was carried out, based on pedagogical presuppositions, on school evaluation. In the second part of this elaboration, we turned to the reflection of school assessments and their use from technological resources properly. In the third part, the product of this research, carried out from a qualitative methodology, resulted in the proposition a feasible path that includes elements of the constructivist and socio-interactionist theory, in combination with the hybrid practice, since they are relevant in the contribution to the elaboration of assessments of learning with the support of technological resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação escolar | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Hibridismo | por |
dc.subject | School evaluation | eng |
dc.subject | Technological resources | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Hybridism | eng |
dc.title | Avaliação escolar e recursos tecnológicos: interlocuções teóricas para novas ações práticas | por |
dc.title.alternative | School evaluation and technological resources: theoretical interlocations for new practical actions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A partir de análise bibliográfica, este artigo tem por objetivo investigar de que modo a avaliação da prática pedagógica vem sendo realizada no ensino com a incorporação de recursos tecnológicos. Com vistas à identificação e apresentação de um caminho viável para a realização de ações avaliativas, qual seja, como proceder a avaliação da aprendizagem na prática pedagógica com a incorporação de recursos tecnológicos. Na primeira parte do estudo, realizou-se uma sintética discussão, a partir de pressupostos pedagógicos, sobre avaliação escolar. Na segunda parte desta elaboração, voltou-se para a reflexão das avaliações escolares e sua utilização a partir de recursos tecnológicos propriamente. Na terceira parte, o produto desta investigação, levada a cabo desde metodologia qualitativa, resultou na proposição um percurso viável que inclui elementos da teoria construtivista e sociointeracionista, em conjugação com a prática híbrida, por entender-se que são pertinentes no aporte à elaboração de avaliações da aprendizagem com o suporte de recursos tecnológicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |