dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Santos, Daniel | |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T14:09:12Z | |
dc.date.available | 2019-05-06T14:09:12Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16377 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a reflection about processes and elements defining the
construction of political pedagogical project (PPP) of the Centro de Ensino
Médio I do Paranoá-DF. It presents a discussion about the importance
of PPP as a guiding instrument of educational institutions in terms of
objectives, as well as a discussion on democracy building and construction
of collective projects. In addition, there is a question of participation and
democratic development of models in the context of public
education. Therefore, this paper’s goal is analyze the ’s PPP in a democratic perspective and show the importance of social participation for this
institution. As a methodological procedure, it used the technique of semistructured
interviews with managers of the institution. Finally, there are some
considerations about the need of implementation mechanisms of social
participation within the institution, focusing its collective construction of PPP
involving, the managers responsible for administrative and pedagogical affairs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Democracia institucional | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogical political project | eng |
dc.subject | Institutional democracy | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A construção do projeto político pedagógico no centro de ensino médio I do Paranoá - DF | por |
dc.title.alternative | The construction of project educational in central high school of Paranoa DF | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma reflexão acerca dos processos e elementos definidores
da construção do projeto político pedagógico no Centro de Ensino Médio I do
Paranoá-DF. Apresenta-se uma discussão acerca da importância do PPP
como instrumento norteador das instituições escolares em termos de
objetivos, além de uma discussão sobre democracia institucional e a
construção de projetos coletivos. Por fim coloca-se a questão da participação
e desenvolvimento de modelos mais democráticos no âmbito das instituições
públicas de ensino. O objetivo geral deste trabalho é analisar o PPP do
CEM01 em uma perspectiva democrática apontando a importância do mesmo
para a instituição. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de
entrevistas semi-estruturadas com gestores da instituição. Por fim, considerase
a necessidade de implementação de mecanismos que possibilitem a
participação social dentro da instituição tendo como foco a construção coletiva
do PPP, envolvendo os gestores responsáveis pelos assuntos administrativos
e pedagógicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |