Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorSantos, Daniel
dc.date.accessioned2019-05-06T14:09:12Z
dc.date.available2019-05-06T14:09:12Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16377
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper presents a reflection about processes and elements defining the construction of political pedagogical project (PPP) of the Centro de Ensino Médio I do Paranoá-DF. It presents a discussion about the importance of PPP as a guiding instrument of educational institutions in terms of objectives, as well as a discussion on democracy building and construction of collective projects. In addition, there is a question of participation and democratic development of models in the context of public education. Therefore, this paper’s goal is analyze the ’s PPP in a democratic perspective and show the importance of social participation for this institution. As a methodological procedure, it used the technique of semistructured interviews with managers of the institution. Finally, there are some considerations about the need of implementation mechanisms of social participation within the institution, focusing its collective construction of PPP involving, the managers responsible for administrative and pedagogical affairs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectDemocracia institucionalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectInstitutional democracyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleA construção do projeto político pedagógico no centro de ensino médio I do Paranoá - DFpor
dc.title.alternativeThe construction of project educational in central high school of Paranoa DFeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho traz uma reflexão acerca dos processos e elementos definidores da construção do projeto político pedagógico no Centro de Ensino Médio I do Paranoá-DF. Apresenta-se uma discussão acerca da importância do PPP como instrumento norteador das instituições escolares em termos de objetivos, além de uma discussão sobre democracia institucional e a construção de projetos coletivos. Por fim coloca-se a questão da participação e desenvolvimento de modelos mais democráticos no âmbito das instituições públicas de ensino. O objetivo geral deste trabalho é analisar o PPP do CEM01 em uma perspectiva democrática apontando a importância do mesmo para a instituição. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de entrevistas semi-estruturadas com gestores da instituição. Por fim, considerase a necessidade de implementação de mecanismos que possibilitem a participação social dentro da instituição tendo como foco a construção coletiva do PPP, envolvendo os gestores responsáveis pelos assuntos administrativos e pedagógicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto