Escolas públicas municipais de Porto Alegre/RS e a ONG Cataventus: um estudo sobre parcerias
Fecha
2012-11-30Autor
Silva, Laís Maria Pellegrini da
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O presente estudo busca refletir acerca das parcerias estabelecidas entre escolas públicas e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A pesquisa objetiva compreender se tais parcerias podem se constituir como ações positivas na busca por uma educação pública de qualidade, assim como contribuir com os processos de ensino aprendizagem, e como a sociedade pode participar deste processo. Buscou-se apresentar fatores implicados nesta temática, a fim de melhor compreender o fenômeno de parcerias: o neoliberalismo, investimentos na educação, histórico da participação social no cenário público, a legislação que ampara tais parcerias e a explicitação dos conceitos que envolvem a Gestão Educacional, Escolar e Democrática. A abordagem metodológica se pauta por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo que tem como lócus de investigação a ONG Cataventus e duas escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS. Como instrumentos para coleta dos dados foram aplicados questionários do tipo abertos aos gestores das escolas e à presidente da ONG pesquisada. A partir disso, percebe-se que há diferentes modelos de parcerias com os objetivos mais diversos. Porém, a parceria aqui estudada é compreendida pelos sujeitos participantes da pesquisa como uma opção que contribui para o enriquecimento das propostas pedagógicas das instituições em questão. Além disso, constatou-se que estas iniciativas são discutidas com os segmentos escolares e integram ações registradas no Projeto Político-Pedagógico das instituições. Finalmente, entende-se que tais ações não prejudicam os mecanismos de gestão das instituições envolvidas, tampouco os processos democráticos das escolas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [950]
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