dc.creator | Trevisan, Tatiana Valéria | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T17:47:30Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T17:47:30Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | TREVISAN, Tatiana Valéria et al. Sociologia da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16471 | |
dc.description | Material Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e Literaturas | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Sociologia da educação | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Sociologia da Educação está dividida em 5 unidades. Na unidade A, A visão de sociologia da educação em Émile Durkheim tem o objetivo de identificar a construção histórico-social da disciplina de Sociologia da Educação; Delimitar e compreender o papel da Sociologia frente ao estudo dos fatos sociais na visão durkheiminiana; e Identificar o papel da educação como instância social. Na unidade B, Marx: sociedade e educação no mundo industrial tem o objetivo de conhecer a teoria de Karl Marx, identificando e compreendendo seus principais conceitos a respeito da sociedade; Apontar a relação entre as formas de consciência e o mundo do trabalho; Delinear o papel da educação, na concepção marxista, como forma de romper a alienação provocada pelo capitalismo. Na unidade C, Sociedade, educação e desencantamento tem o objetivo de conhecer a teoria crítica de Max Weber, analisando um dos principais pensamentos da Sociologia Clássica e sua compreensão sobre a educação no mundo contemporâneo; Desenvolver o pensamento crítico sobre a sociedade em que vivemos, tendo como base as explicações teóricas de Max Weber; Analisar a educação contemporânea à luz das compreensões de Weber a respeito da racionalização da sociedade moderna e conseqüente burocratização, em que a educação tende a ser regida pela pedagogia do treinamento. Na unidade D, Três teóricos do século XX e a educação tem o objetivo de relacionar os pensamentos de Bourdieu, Gramsci e Mannheim com os autores clássicos: Durkheim, Marx e Weber; Perceber o enfoque dado pelos autores do século XX à Educação. Por fim, na unidade E, Características sociológicas da sociedade brasileira tem o objetivo de conhecer o desenvolvimento histórico-social da Sociologia no Brasil; Destacar a virada do paradigma cultural como forma de reconhecimento das diferenças para a formação das identidades culturais; Compreender as configurações do contexto atual e sua relação com a Sociologia da Educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |