Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorSchmitt, Andreza Gressana
dc.date.accessioned2019-05-09T12:12:56Z
dc.date.available2019-05-09T12:12:56Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16493
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the school community participation in class council contributes to the realization of a democratic administration in a State School of Basic Education in the city Sapucaia do Sul/RS. To perform the work, methodologically resorted to documentary analysis os the School Rules and questionnaires the management team, teachers, parents and students. It is perceived that the practice of participatory class council there is great potential to bring the community into the school and thus turn it into a democratic space that everyone can contribute.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectConselho de classe participativopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectClass council participatoreseng
dc.titleA efetivação da gestão democrática: análise da participação da comunidade escolar no conselho de classe participativopor
dc.title.alternativeThe effective democratic management: analysis of school community participation in the council participatory classeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo em questão teve como objetivo analisar se a participação da comunidade escolar no conselho de classe contribui para a efetivação de uma gestão democrática em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, na cidade de Sapucaia do Sul/RS. Para realização do trabalho, metodologicamente recorreu-se a análise documental do Regimento Escolar e aplicação de questionários a equipe diretiva, professores, pais e alunos. Percebe-se que com a prática do conselho de classe participativo há grandes possibilidades de se trazer a comunidade para dentro da escola e assim, transformá-la num espaço democrático em que todos possam contribuir.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto