Formação de professores alfabetizadores e os paradigmas do ensino na gestão educacional
Resumen
Essa pesquisa objetiva estudar o curso de formação de professores em nível médio, o curso Normal e mostrar as vantagens oferecidas para os docentes que perpassam por esta etapa da educação e a trajetória curricular do curso Normal a partir de sua fundação, em 1890 até 2013. Através deste estudo, pretende-se clarear a necessidade de fazer uma reformulação das Bases Curriculares Nacionais do curso Normal para ampliar a qualidade de formação de professores no Ensino Médio e posterior ingresso no curso superior para formação de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental. O curso Normal é rico em práticas educacionais e Didáticas, que facilita a aprendizagem do professor em formação ao se deparar com a realidade da sala de aula. Em contrapartida, o ensino superior é rico em fundamentação teórica, que aprofunda os conhecimentos do professor em formação, mas deixa a desejar nas práticas educacionais. Dessa forma, acreditamos que a aliança com a formação continuada, contribuiria para uma formação de melhor qualidade para o professor dos anos iniciais e daria um suporte maior para a Educação Básica. Não encontramos políticas públicas eficazes que elucidem o assunto para a formação de futuros Gestores Educacionais. Existe uma legislação que não exige uma preparação antecedendo a formação superior no campo da educação, mas que recomenda a formação inicial do professor em nível de Ensino Médio. Percebe-se uma incoerência nas políticas públicas de formação de professores, que não são expostas com clareza suficiente para nortear as políticas públicas na gestão de formação de professores. A proposta desta pesquisa, é elucidar as práticas educacionais do curso, mostrando, através de análise das práticas em sala de aula e pesquisa de campo, a realidade encontrada voltadas especificamente para a teoria e a prática educacional, realizada com alunos e professores do curso Normal e Ensino Fundamental, clareando as vantagens de se preparar a partir do Ensino Médio para a formação de professores capacitados e estruturados.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: