dc.contributor.advisor | Rachelli, Janice | |
dc.creator | Machado, Ana Celina Nunes | |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T12:04:38Z | |
dc.date.available | 2019-05-27T12:04:38Z | |
dc.date.issued | 2018-12-08 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16656 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work of course completion presents the planning and development of a class on the quadratic function using as a didactic resource the card game. For this, a study was carried out on the concepts associated to the quadratic function and on the use of games in mathematics teaching. The class was developed with twenty-five students from a school in Rio Grande do Sul state, enrolled in the second year of high school. In order to make possible a better learning and construction of the basic knowledge about the quadratic function, three activities were developed: study of the concepts; resolution of exercises; and playing a card game. With the development of activities, we can observe the importance of the use of concrete material, the card game, to obtain better concentration and motivation on the part of the students and consequently a better learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Função quadrática | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Quadratic function | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | A utilização de jogos para o ensino e aprendizagem da função quadrática | por |
dc.title.alternative | The use of games for teaching and learning of the quadratic function | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta o planejamento e o desenvolvimento de uma aula sobre a função quadrática utilizando como recurso didático o jogo de cartas. Para tanto foi realizado um estudo sobre os conceitos associados à função quadrática e sobre a utilização de jogos no ensino da matemática. A aula foi desenvolvida junto a vinte e cinco alunos de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, matriculados no segundo ano do Ensino Médio. A fim de possibilitar uma melhor aprendizagem e construção dos conhecimentos básicos sobre a função quadrática, foram desenvolvidas três atividades: estudo dos conceitos; resolução de exercícios e a realização de um jogo de cartas. Com o desenvolvimento das atividades, podemos observar a importância da utilização de material concreto, o jogo de cartas, para obter melhor concentração e motivação por parte dos educandos e consequentemente uma melhor aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |