Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRachelli, Janice
dc.creatorMachado, Ana Celina Nunes
dc.date.accessioned2019-05-27T12:04:38Z
dc.date.available2019-05-27T12:04:38Z
dc.date.issued2018-12-08
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16656
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work of course completion presents the planning and development of a class on the quadratic function using as a didactic resource the card game. For this, a study was carried out on the concepts associated to the quadratic function and on the use of games in mathematics teaching. The class was developed with twenty-five students from a school in Rio Grande do Sul state, enrolled in the second year of high school. In order to make possible a better learning and construction of the basic knowledge about the quadratic function, three activities were developed: study of the concepts; resolution of exercises; and playing a card game. With the development of activities, we can observe the importance of the use of concrete material, the card game, to obtain better concentration and motivation on the part of the students and consequently a better learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogospor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectGameseng
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleA utilização de jogos para o ensino e aprendizagem da função quadráticapor
dc.title.alternativeThe use of games for teaching and learning of the quadratic functioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta o planejamento e o desenvolvimento de uma aula sobre a função quadrática utilizando como recurso didático o jogo de cartas. Para tanto foi realizado um estudo sobre os conceitos associados à função quadrática e sobre a utilização de jogos no ensino da matemática. A aula foi desenvolvida junto a vinte e cinco alunos de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, matriculados no segundo ano do Ensino Médio. A fim de possibilitar uma melhor aprendizagem e construção dos conhecimentos básicos sobre a função quadrática, foram desenvolvidas três atividades: estudo dos conceitos; resolução de exercícios e a realização de um jogo de cartas. Com o desenvolvimento das atividades, podemos observar a importância da utilização de material concreto, o jogo de cartas, para obter melhor concentração e motivação por parte dos educandos e consequentemente uma melhor aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto