Show simple item record

dc.contributor.advisorFerreira, Inês Farias
dc.creatorSantos, Marcos Cézar Wollmann
dc.date.accessioned2019-05-27T13:01:57Z
dc.date.available2019-05-27T13:01:57Z
dc.date.issued2018-12-08
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16660
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study presents the proposal of a practical activity using GeoGebra software, as a reinforcement in the teaching of quadratic functions. This activity, in the form of a workshop, was developed with a group composed of twenty-six students of the first-year of the Technical Course in Food at the Federal Institute Farroupilha - Campus Santo Augusto, a secondary-level course. This work aimed to develop a methodology based on practice, with the students getting to know, creating and using some GeoGebra applets, in order to offer these students a tool that can help them in the construction of knowledge involving the study of quadratic functions. For the development of this proposal, the titular professor of mathematics gave us the opportunity to use three of his classes. The interaction of the students with the resource was quite positive, since good results were obtained during the development of the workshop. Thus, it is suggested that the teacher, should increasingly enjoy technological resources in their pedagogical practice, since these tools can effectively facilitate the learning process, making the teaching of mathematics more meaningful and effective, once the available technologies can act as a facilitating support in the students’ knowledge-building process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectQuadratic functionseng
dc.subjectSecondary educationeng
dc.titleRevisitando o estudo de funções quadráticas com o auxílio do GeoGebrapor
dc.title.alternativeRevisiting the study of quadratic functions with the aid of GeoGebraeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de atividade prática utilizando o software GeoGebra, como reforço no ensino de funções quadráticas. Esta atividade, em forma de oficina, foi desenvolvida com uma turma de alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Alimentos nível médio, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, composta por vinte e seis alunos. Buscou-se neste trabalho desenvolver uma metodologia pautada na prática, proporcionando aos alunos conhecer, criar e utilizar alguns applets do GeoGebra para oferecer a estes mais uma possibilidade que possa auxiliá-los na construção do conhecimento envolvendo o estudo de funções quadráticas. Para o desenvolvimento desta proposta, contou-se com a cedência, por parte do professor titular, de três aulas da disciplina de matemática. A interação dos alunos com o recurso foi bastante positiva, uma vez que foram obtidos bons resultados durante o desenvolvimento da oficina. Neste sentido, sugere-se que o professor em sua prática pedagógica possa usufruir cada vez mais de recursos tecnológicos, pois estes podem facilitar efetivamente o processo de aprendizagem, tornando o ensino da matemática mais significativo e eficaz, ao oportunizar ao aluno a contribuição do uso de tecnologias disponíveis como suporte facilitador em seu processo de construção do conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.