Jogo digital no ensino de ciências: ferramenta potencializadora para a aprendizagem
Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa utilizando jogo digital com o intuito de resgatar o interesse e a motivação dos estudantes pela disciplina de ciências e incentivá-los na construção do conhecimento. O trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. De acordo com a metodologia adotada, os alunos, no laboratório de informática, foram desafiados a utilizar uma interface online de um jogo digital, onde um modelo de célula foi apresentado. Neste ambiente, os alunos deveriam clicar, arrastar e encaixar o nome de cada organela da célula na seta indicada. O feedback era imediato e constante, visto que os recursos do jogo somente permitiam que o aluno escolhesse a palavra correta para descrever a organela celular. Após a conclusão do jogo, os estudantes elaboraram um desenho com a célula e suas estruturas como forma de fixar a atividade. Foi possível observar durante a tarefa, a concentração e entusiasmo dos discentes. Contudo, alguns apresentaram dificuldades no uso da tecnologia, o que se deve ao fato de não disporem de acesso à tecnologia em suas residências. Entretanto, é possível verificar que com a inclusão digital na escola, o encadeamento das tarefas em função da habilidade do jogador/estudante não abarca somente o viés cognitivo, mas afeta de forma direta na motivação do aprendiz em continuar o processo de aprendizagem. Em conclusão, a análise dos dados obtidos na pesquisa permite verificar características que sinalizam uma possível aprendizagem significativa por meio dessa metodologia.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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