Show simple item record

dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorKroetz, Elisandra Hubner
dc.date.accessioned2019-05-29T14:32:10Z
dc.date.available2019-05-29T14:32:10Z
dc.date.issued2018-11-09
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16694
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the school environment and the knowledge that the students had on issues related to environmental education, production and garbage care, as well as the development of environmental awareness. The sample consisted of 38 students, with 23 being of the 4th year and 15 of the 5th year of the Rocha Pombo State High School, located in the city of Crissiumal - RS, soutern of Brazil. The research was developed in six stages, starting with a questionnaire about the care that is taken at home with the garbage, a second questionnaire was applied, to identify the previous knowledge of the students about what they consider garbage and its destination. The research was sequenced with a walk through the schoolyard, where a huge amount of garbage was collected, making the students reflect on the attitude of throwing garbage on the floor. To complement this practice, a research was carried out on the origin and time of decomposition of the materials found during the tour. The next activity to be carried out was the making of recycled paper, which was developed from the remains of papers collected in a trash bin in the classroom. To finish the work, a questionnaire was applied to verify if the work developed contributed to the students' environmental awareness. The analysis of the data indicated that the great majority of the students already had an environmental thought but, lacking posture and attitudes, it was noticed that there was a maturation about this posture, having greater critical argument and feeling responsible for their actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectLixopor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectGarbageeng
dc.subjectAwarenesseng
dc.subjectRecyclingeng
dc.titleA educação ambiental e a conscientização acerca da problemática do lixo, trabalhadas no 4º e 5º anos da Escola Rocha Pombopor
dc.title.alternativeEnvironmental education and conscientization about the problem of garbage worked in the 4th and 5th grades of the School Rocha Pomboeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa buscou investigar o âmbito escolar e os conhecimentos que os estudantes tinham sobre questões relacionadas à educação ambiental, a produção e cuidados com o lixo, bem como o desenvolvimento da conscientização ambiental. A amostra foi constituída por 38 alunos, onde 23 são do 4º ano e 15 do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, situada na cidade de Crissiumal – RS. A pesquisa foi desenvolvida em seis etapas, sendo iniciada por um questionário sobre os cuidados que se tem em casa com o lixo, foi aplicado um segundo questionário, destinado a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o que consideram lixo e sua destinação A pesquisa teve sequência, com um passeio pelo pátio da escola, onde se recolheu grande quantidade de lixo, fazendo os estudantes refletirem sobre a atitude de jogar o lixo no chão. Para complementar esta prática, foi realizada uma pesquisa sobre a origem e o tempo de decomposição dos materiais encontrados durante o passeio. A próxima atividade a ser realizada foi a confecção de papel reciclado, que foi desenvolvido a partir de restos de papéis recolhidos em uma lixeira, na sala de aula. Para finalizar o trabalho realizou-se a aplicação de um questionário para verificar se o trabalho desenvolvido contribuiu efetivamente para a conscientização ambiental dos estudantes. A análise dos dados indicou que a grande maioria dos estudantes já tinha um pensamento ambiental, mas, que faltava postura e atitudes, percebeu-se que houve um amadurecimento quanto a essa postura, tendo maior argumentação crítica e sentindo-se responsáveis por seus atos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.