Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorSantos, André Luis Matos dos
dc.date.accessioned2019-06-03T13:08:39Z
dc.date.available2019-06-03T13:08:39Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16720
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleO ensino aprendizagem para alunos com déficit cognitivo e a formação de professores de Ciências em Rio Bonito - RJpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rio Bonito, RJ, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoCom o aumento das propostas de inclusão, professores precisam enfrentar uma realidade, a da inclusão de alunos com déficit cognitivo. O presente trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a realidade dos professores de Ciências frente à sua formação acadêmica, assim como seu preparo e a adaptação de suas aulas para a inclusão de alunos com Déficit Cognitivo (DC): currículo e avaliação. Para tal, foram desenvolvidos dois momentos que se complementaram. Primeiro, uma visão geral do assunto por pesquisa bibliográfica. Segundo, a realização e análise de uma pesquisa de campo, do tipo questionários, com professores de Ciências em escolas particulares e públicas, do município de Rio Bonito – RJ. Os questionários foram realizadas no período compreendido entre novembro de 2009 e dezembro de 2009. Os questionários foram entregues em novembro nas escolas e buscados para análises dos dados em dezembro. Neste trabalho ficou constatada a falta de clientela ou pelo menos a falta de interesse dos professores para se aprofundarem no tema. O estudo foi um marco na pesquisa da inclusão do aluno com DC em Rio Bonito.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto