Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDepexe, Sandra Dalcul
dc.creatorBatista, Nathália de Oliveira
dc.date.accessioned2019-06-10T12:04:50Z
dc.date.available2019-06-10T12:04:50Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationBATISTA, N. O. Reposicionamento de marca pelo olhar das Relações Públicas: o caso Skol. 2017. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16813
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.por
dc.description.abstractBrand repositioning, the subject of this research, is one of the practices that can be executed through actions linked to a Public Relations plan of actions. The course of thought hereby presented seeks to answer the following question: “How does brand repositioning change with new contemporary perspectives based on public relations?”. To help answer this question, we have four specific objectives: 1) to understand representations in the old advertisements of the Skol brand; 2) identify the image crisis that triggered the change of discourse; 3) understand the process of constructing discourse through public relations mechanisms and; 4) analyze the content of visual products in order to understand the change, with focus on diversity. As a methodology we relied on an exploratory research combined with a content analysis based on Bardin (1977) and the cartography proposed by Rosario (2016) that helped us understand how the changes are perceived in the imagery. Our theoretical-methodological contribution originates from the concept of identity according to Stuart Hall (2011) and representation according to Woodward (2009). The Public Relations were approached according to the pillars of: Baldissera (2009) through the symbolic network of culture and imagery; the history, theories and strategies behind PR in contemporary organizations by Kunsch (2009); Concepts and processes of Organizational Communication from Nassar (2009); Identity, Image and Reputation for Schmidt (2011) and finally Public Relations in the Digital Era by Terra (2011). As a result of research, we conclude that Public Relations and reputational crisis are not only valued for their tangible assets but also for intangible resources and that stakeholders are present in much of the fate of the organization.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPosicionamento de marcapor
dc.subjectRelações públicas e diversidadepor
dc.subjectBrand positioningeng
dc.subjectPublic relations and diversityeng
dc.titleReposicionamento de marca pelo olhar das relações públicas: o caso Skolpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Marai, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoO reposicionamento de marca, tema escolhido para essa pesquisa, é uma das práticas que podem ser realizadas através de ações ligadas a um planejamento de Relações Públicas. A problemática ora apresentada busca responder a seguinte pergunta: “Como o posicionamento da marca se modifica através de novas perspectivas contemporâneas com base nas relações públicas?”. Para ajudar a responder esse questionamento elencamos quatro objetivos específicos: 1) compreender as representações nas antigas propagandas da marca Skol; 2) identificar qual foi a crise de imagem que causou a mudança de discurso; 3) entender o processo de construção de discurso através de mecanismos de relações públicas e; 4) analisar o conteúdo dos produtos visuais buscando assim entender a mudança, com foco na diversidade. Como metodologia recorreu-se a uma pesquisa exploratória combinada com uma análise de conteúdo com base em Bardin (1977) e na cartografia proposta por Rosário (2016) que nos auxiliou entender como as mudanças são percebidas no imagético. Nosso aporte teórico-metodológico tem origem no conceito de identidade segundo Stuart Hall (2011) e representação segundo Woodward (2009). As Relações Públicas foram abordadas de acordo com os pilares de: Baldissera (2009) através da rede simbólica da cultura e imaginário; a história, teorias e estratégias de RP nas organizações contemporâneas por Kunsch (2009); Conceitos e processos de Comunicação Organizacional a partir de Nassar (2009); a Identidade, Imagem e Reputação para Schmidt (2011) e por fim as Relações Públicas na era digital por Terra (2011). Como resultado de pesquisa, concluímos que as Relações Públicas e as crises na economia da reputação não são avaliadas somente pelo seu patrimônio tangível, mas também pelos recursos intangíveis e que os steakeholders estão presentes em grande parte do destino da organização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.