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dc.contributor.advisorBarcellos, Marilia de Araujo
dc.creatorGiacomini, Carolina Arend
dc.date.accessioned2019-06-10T12:19:01Z
dc.date.available2019-06-10T12:19:01Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationGIACOMINI, C. A. Carolina Maria de Jesus e a obra quarto de despejo – diário de uma favelada: um estudo de caso sobre o empoderamento feminino na literatura. 2016. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16818
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016.por
dc.description.abstractWomen, for a long time, have been silenced by men for expressing their rights, participating in public policies and having the condition to decide on their body. In the literature it was no different, the writing was only restricted to white men of high society. However, with the advent of feminist manifests, among other social, cultural, and economic issues, this has transformed itself, linking women directly to these powers. As a result, in the present work, we sought to manifest the historical context of the beginning of the feminist movement, and of the black feminist movement, listing the ideas according to the representation of the white woman and the black woman in the literature that were fundamental for the female empowerment. Laurence Hallewell specifies that knowing a nation through its editing can be very revealing, since we are how we express ourselves, it also states that the book serves to give literary expressions to cultural and ideological values. With this, the objective of the research was succeeded through the method used, case study, to analyze the work of Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo - diário de uma favelada (1960), seeking to investigate the passages described by the writer, if any Feminist, because of the conditions in which she found herself. It was observed that regardless of class, ethnicity and gender, Carolina was able to break stereotypes related to Brazilian literature.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectFeminismo negropor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectLivropor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectBlack feminismeng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectBookeng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.titleCarolina Maria de Jesus e a obra quarto de despejo – diário de uma favelada: um estudo de caso sobre o empoderamento feminino na literaturapor
dc.title.alternativeCarolina Maria de Jesus e a obra quarto de despejo – diário de uma favelada: a case study on the feminine empowerment in the literatureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoAs mulheres, por muito tempo foram silenciadas pelos homens por manifestar seus direitos, participar de políticas públicas e ter a condição de decidir sobre o seu corpo. Na literatura não foi diferente, a escrita era apenas restrita aos homens brancos de alta sociedade. Porém, com os adventos dos manifestos feministas, dentre demais questões sociais, culturais e econômicas, isso se transformou, ligando diretamente as mulheres a esses poderes. Em virtude disso, no presente trabalho, procurou-se manifestar o contexto histórico do começo do movimento feminista, e do movimento feminista negro, elencando as ideias de acordo com a representação da mulher branca e da mulher negra na literatura que foram fundamentais para o empoderamento1 feminino. Laurence Hallewell especifica que conhecer uma nação por meio de sua edição pode ser muito revelador, uma vez que somos como nos expressamos, afirma também que o livro serve para dar expressões literárias aos valores culturais e ideológicos. Com isso, o objetivo da pesquisa se sucedeu através do método utilizado, estudo de caso, analisar a obra de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo – diário de uma favelada (1960), buscando investigar as passagens descritas pela escritora, se de alguma forma ela poderia ser considerada feminista, devido às condições em que ela se encontrava. Foi observado que não importa a classe, etnia e gênero, Carolina conseguiu romper estereótipos relacionados à literatura brasileira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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