Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorSilva, Edneide Pedro Carvalho da
dc.date.accessioned2019-06-10T13:07:32Z
dc.date.available2019-06-10T13:07:32Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16831
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD , RS, 2010.por
dc.description.abstractDeaf education Secularized dates back approximately six centuries, with the assumptions oralistas, preceded by the words Imagistics, realizing it today with Semiotic Visual underlining the significance of the sign language and Pedagogy Flagged stating that otherness Fricative goes beyond the issue of disability and pathology, being regarded as political difference. This form requests pedagogical alternative differentiated legitimate democracy and ressaltem culture fricative. Forth, Deaf Education policies, come over time analyzing relations of knowledge’s and powers between the deaf and listeners, seeking to enhance the potential of these subject sociolinguistics so that they can interpret and categorize meanings, covering their cultural values and their experiences of life. It is in the light of Pedagogy of the difference that this Monograph proposes to observe, analyze, and questioning the Profile assessment in education Fricative by bias of regular school with proposal bilingual Pombal – PB connecting consistency between everyday practice and legal assumptions; between speech evaluative and social reality; between the methods evaluative planned and adopted finally try to detect if really evaluative criteria used by teachers in classrooms regular education, serve to justify decisions, and reinstate nortes in (re) constructs knowledge’s of learners deaf For fulfillment of this survey was bibliographic intakes and data gathering spot teaching institution with bilingual proposals held interviews and/or polls with Bursar, teachers of the deaf, deaf students; observations of scenario other than French (classroom, class journals, books students) as well as written and photographic recordseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação surdapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectBilingüismopor
dc.subjectEscola de ensino regularpor
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectBilingualseng
dc.subjectRegular schooleng
dc.titlePerfil da avaliação da educação surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal – PBpor
dc.title.alternativeProfile of the evaluation of education fricative in regular school with bilingual proposal on Dovecote - PBeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Pombal, PB, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaDpor
dc.description.resumoA Educação Escolarizada dos Surdos remonta cerca de seis séculos, com os pressupostos oralistas, precedidos dos discursos Imagéticos, concretizando-se na contemporaneidade com a Simiótica Visual sublinhando a significação da Língua de Sinais e da Pedagogia Sinalizada, comprovando que a alteridade Surda ultrapassa a questão da deficiência e da patologia, sendo considerada como diferença política. Dessa forma requisita alternativas pedagógicas diferenciadas que legitimem a democracia e ressaltem a cultura surda. Diante do exposto, as políticas de Educação Surda, vêm ao longo dos tempos analisando as relações de saberes e poderes entre surdos e ouvintes, procurando valorizar as potencialidades desses sujeitos sociolingüísticos de modo que os mesmos possam interpretar e categorizar significados, que contemplem seus valores culturais bem como suas experiências de vida. É sob a luz da Pedagogia da Diferença que esta Monografia se propõe a observar, analisar e questionar o Perfil da avaliação da Educação Surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal - PB conectando a coerência entre a prática cotidiana e os pressupostos legais; entre o discurso avaliativo e a realidade social; entre os métodos avaliativos planejados e os adotados, enfim procurar detectar se realmente os critérios avaliativos utilizados pelos docentes em salas de aulas de ensino regular, servem para fundamentar decisões, e se restabelecem nortes na (re) construções de saberes dos educandos surdos. Para efetivação desta pesquisa recorreu-se a aportes bibliográficos e coleta de dados in loco a instituição de ensino com propostas bilíngüe onde foram realizadas entrevistas e /ou enquetes com administradora escolar, professores de surdos, alunos surdos; observações do cenário escolarizado (sala de aula, diários de classe, cadernos dos alunos) bem como registros escritos e fotográficos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto