A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
Resumo
Este trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, que contribuíssem para a sustentação das idéias abordadas pela pesquisa, como Alarcão, Benincá, Freire, Lück e Veiga, além de outros autores que dão vazão à temática. Para a realização desse estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, história de vida, tracei alguns objetivos: Caracterizar qual é a identidade do professor na atualidade, o que é determinante para que o profissional tenha uma identidade e como esta se concretiza na sua atuação no meio em que ele está inserido, seja na escola, seja na sua vida pessoal, social; o professor e suas atribuições e contribuições no cotidiano escolar, ou seja, planejamento, execução e avaliação e como isso é determinante para o sucesso do Projeto Político Pedagógico e a possibilidade da gestão democrática aumentar as chances de sucesso, a partir da participação do professor que tem sua identidade atribuída à uma formação adequada e uma visão positiva sobre si e sobre seu trabalho.Os resultados apontados por este estudo demonstram que uma identidade e auto-imagem positiva contribuem diretamente para auto-estima do professor e assim para o sucesso do Projeto Político Pedagógico em uma Gestão Democrática, pois possibilita uma ação baseada na realização e no prazer, receita ideal para a ação em prol da educação.
Coleções
- Gestão Educacional [294]