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dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorSouto, Elize de Matos
dc.date.accessioned2019-06-11T14:53:31Z
dc.date.available2019-06-11T14:53:31Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16913
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research consists in a study of ethnographic case of coin qualitative that aims to investigate the characteristics and the challenges of the managers' in a municipal school of Santa Maria whose scenery is marked by the difference and social inequality. So, it was realized observations in the school, implementation of interviews with two managers, ransoms of information with members of the community, realization of the documentary analysis and students’ accompaniment of this institution in a social plan inserted into the same social context of the school. The first task of this research was to unchain procedures that tended the dialogue among the participants of the research and searcher, the second task was to classify, analytically, the main aspects of the collect of data, and, after this instant, to realize an analytic mapping of bibliographical references and the third task concentrated in the analysis of the context in the perspective to think in lines of action that contemplated the difference in the ambit of the social inequality, under that prism of the offer of democratic school administration. As results, the research presents the posed problem of the implementation of the democratic administration model in a context that does not own the "pre-established" requisites by the school democratic administration (participation of the school community). It is conclude that to reach this condition the social transformation of the community would be necessary, so suggestions point out to the initial change of the students, promoting motivational activity that (re)mean the students' learn in a general way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectDesigualdade socialpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectSocial inequalityeng
dc.titleA inserção da diversidade no contexto da desigualdade social: desafios para a gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um estudo de caso etnográfico de cunho qualitativo que buscou investigar as características e os desafios da prática dos gestores numa escola municipal de Santa Maria cujo cenário é marcado pela diversidade e desigualdade social. Para tanto, foram realizadas observações no ambiente escolar, implementação de entrevistas com duas gestoras, resgate de informações com membros da comunidade, realização da análise documental e acompanhamento dos alunos desta instituição em um projeto social inserido no mesmo contexto da escola. A primeira tarefa desta pesquisa foi desencadear procedimentos que visassem ao diálogo entre os sujeitos da pesquisa e o pesquisador, a segunda tarefa foi categorizar, analiticamente, os principais aspectos decorrentes da coleta de dados, e, a partir deste instante, realizar um mapeamento analítico de referências bibliográficas e a terceira tarefa concentrou-se na análise do contexto na perspectiva de pensar em linhas de ação que contemplassem a diversidade no âmbito da desigualdade social, sob o prisma da proposta de gestão escolar democrática. Como resultados, a pesquisa apresenta a problematização da implementação do modelo de gestão democrática em um contexto que não possui os requisitos “préestabelecidos” pela gestão democrática escolar (participação da comunidade escolar). Conclui-se que para alcançar esta condição seria necessária a transformação social da comunidade, assim as sugestões pautam para a mudança inicial do alunado da escola, promovendo atividade motivacionais que (re)signifiquem as aprendizagens dos alunos de forma geral.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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Acesso Aberto
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