dc.contributor.advisor | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator | Souto, Elize de Matos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T14:53:31Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T14:53:31Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16913 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research consists in a study of ethnographic case of coin qualitative that aims to
investigate the characteristics and the challenges of the managers' in a municipal
school of Santa Maria whose scenery is marked by the difference and social
inequality. So, it was realized observations in the school, implementation of
interviews with two managers, ransoms of information with members of the
community, realization of the documentary analysis and students’ accompaniment of
this institution in a social plan inserted into the same social context of the school. The
first task of this research was to unchain procedures that tended the dialogue among
the participants of the research and searcher, the second task was to classify,
analytically, the main aspects of the collect of data, and, after this instant, to realize
an analytic mapping of bibliographical references and the third task concentrated in
the analysis of the context in the perspective to think in lines of action that
contemplated the difference in the ambit of the social inequality, under that prism of
the offer of democratic school administration. As results, the research presents the
posed problem of the implementation of the democratic administration model in a
context that does not own the "pre-established" requisites by the school democratic
administration (participation of the school community). It is conclude that to reach this
condition the social transformation of the community would be necessary, so
suggestions point out to the initial change of the students, promoting motivational
activity that (re)mean the students' learn in a general way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Desigualdade social | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Difference | eng |
dc.subject | Social inequality | eng |
dc.title | A inserção da diversidade no contexto da desigualdade social: desafios para a gestão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em um estudo de caso etnográfico de cunho qualitativo que
buscou investigar as características e os desafios da prática dos gestores numa
escola municipal de Santa Maria cujo cenário é marcado pela diversidade e
desigualdade social. Para tanto, foram realizadas observações no ambiente escolar,
implementação de entrevistas com duas gestoras, resgate de informações com
membros da comunidade, realização da análise documental e acompanhamento dos
alunos desta instituição em um projeto social inserido no mesmo contexto da escola.
A primeira tarefa desta pesquisa foi desencadear procedimentos que visassem ao
diálogo entre os sujeitos da pesquisa e o pesquisador, a segunda tarefa foi
categorizar, analiticamente, os principais aspectos decorrentes da coleta de dados,
e, a partir deste instante, realizar um mapeamento analítico de referências
bibliográficas e a terceira tarefa concentrou-se na análise do contexto na perspectiva
de pensar em linhas de ação que contemplassem a diversidade no âmbito da
desigualdade social, sob o prisma da proposta de gestão escolar democrática. Como
resultados, a pesquisa apresenta a problematização da implementação do modelo
de gestão democrática em um contexto que não possui os requisitos “préestabelecidos”
pela gestão democrática escolar (participação da comunidade
escolar). Conclui-se que para alcançar esta condição seria necessária a
transformação social da comunidade, assim as sugestões pautam para a mudança
inicial do alunado da escola, promovendo atividade motivacionais que
(re)signifiquem as aprendizagens dos alunos de forma geral. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |