dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Segatto, Lilia Teresinha Rosa | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T15:28:51Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T15:28:51Z | |
dc.date.issued | 2011-10-31 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16933 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The current research has as purpose of study, “perspective and challenges in the professional education. It shown first of all, a brief historic of professional education in some time ago, in order to understand better the complex that the Brazilian education is insert. Further, the research searches information concerning the education into the work world, reporting the challenges in the social context and the suggestive transformation into the work world. It also stands out the importance of some professional schools that perform or performed in the municipat distriet and its contributions to the society site. The research emphasizes the project (PROEJA), resulting of government action, focusing the challenges and perspectives relationed to social inclusion and economie globalization, the actions of public politics, their negative or positive implications her his graduation in order to answer the demand fron market of competitive word. It demands fast significant social reforms, public politics implicated to transform this reality, through the projects and actions. We know that, some projects like PROEJA, are not enough to change the social unequallity in the country, but through the involvement of teachers, professors and scholar community, it can construct an inclusive school that leads the student to the work world justifice and social equality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.subject | Public politics | eng |
dc.title | Perspectivas e desafios na educação profissional | por |
dc.title.alternative | Perspective and challenger in the profissional education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como foco de pesquisa, “perspectivas e desafios da educação profissional”, Traz primeiramente um breve histórico da educação profissional em épocas anteriores na tentativa de entender o mecanismo deste complexo em que se insere a Educação brasileira. No momento seguinte, o trabalho busca informações a respeito do que tange a educação em relação ao mundo do trabalho, referindo-se às mudanças no contexto social e as significativas transformações no mundo do trabalho. Ressalta ainda a importância de algumas escolas profissionalizantes que atuaram e/ou atuam no município e suas contribuições à sociedade local. O referido trabalho destaca ainda o projeto (PROEJA), resultante da ação governamental, enfatizando os desafios e perspectivas quanto à inclusão social e globalização econômica, as ações de políticas públicas, suas implicações positivas ou negativas e considerações referentes à eficácia ou não destas políticas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, buscando construir um referencial teórico sobre o tema, trabalhando com depoimentos de alunos de EJA constantes em textos científicos já publicados. Não obstante, mesmo sendo de cunho teórico-bibliográfico, as inquietações e problematizações sobre as dificuldades e expectativas sobre o retorno aos bancos escolares sempre está se dialetizando com a realidade do cotidiano escolar, no qual se exerce a profissão docente há muitos anos, trabalhando no Ensino Fundamental e Ensino Médio, também na modalidade EJA. Observa-se nesta pesquisa que, através dos tempos houve avanços significativos na evolução da educação profissional, a cada governo uma expectativa de mudanças tanto no âmbito educacional como no social. O mundo do trabalho evolui em rápidas transformações, tendo que se adequar as novas formas e métodos para sobreviver. Assim impondo ao individuo a buscar conhecimentos específicos e capacidade técnica à sua formação, na tentativa de atender as exigências constituídas pelo mercado de trabalho competitivo. Necessita-se urgente de reformas sociais significativa, de políticas públicas comprometidas em transformar esta realidade, através de projetos e ações. Sabemos que, alguns projetos como o PROEJA, não são suficientes para mudar o quadro da desigualdade social no país, pois os desafios são muitos mas, com desempenho e comprometimento de gestores, professores e a comunidade escolar,pode-se construir uma escola inclusiva que remeta o educando ao mundo trabalho com justiça e igualdade social.Finalizando em considerações conclusivas quanto a aplicabilidades destes projetos que poderão contribuir para pesquisas futuras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |