Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRabaiolli, Janderle
dc.creatorMissio, Camila
dc.date.accessioned2019-06-11T15:31:47Z
dc.date.available2019-06-11T15:31:47Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationMISSIO, C. Pensamento e concepção visual na direção de arte. 2017. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16936
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2017.por
dc.description.abstractArt direction is the stage of the publicity process in which one builds the advertisement in its imagery form (visual). Motivated by the lack of perspective directed to the visual thinking, this study researches, discuss and, at last, tries to present a methodology of visual reasoning focused on the area of art direction, in order to foment its systematization. For such, is presented a vision about the meaning of art direction, a historical perspective, its current situation and affinities with other areas, like design, art and creativity. Thus, are also approached some factors that surround the creative process and creativity, demonstrating some existing methods that assist the publicity process in the stage of concept creation, which precedes the visual stage. Entering the visual stages and the lack of the mentioned methodologies, in this study are placed in the agenda some existing methods that approach the visual design, even that they still share the attention with the content plan and the conceptual steps. At last, a comparative between these methods will be accomplished, what subsidizes the proposition of a visual reasoning focused on the expression plan and the visual composition.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireção de artepor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectComposição visualpor
dc.subjectArt directioneng
dc.subjectMethodologieseng
dc.subjectVisual compositioneng
dc.titlePensamento e concepção visual na direção de artepor
dc.title.alternativeThinking and visual design in the art directioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoA direção de arte é a etapa do processo publicitário em que se constrói o anúncio em sua forma imagética (visual). Motivado pela carência de perspectivas direcionadas ao pensamento visual, o presente trabalho pesquisa, discute e, por fim, tenta apresentar uma metodologia de raciocínio visual focada na área de direção de arte, a fim de fomentar a sistematização da mesma. Para tal, reúne-se aqui uma visão sobre o que é a direção de arte, um panorama histórico, sua situação atual e afinidades com outros campos, como o design, a arte e a criatividade. Assim, abordam-se também fatores que cercam o processo criativo e a criatividade, apresentando alguns métodos existentes que auxiliam o processo publicitário na etapa de criação de conceito, que antecede a etapa visual. Adentrando às etapas visuais e a carência de metodologias mencionadas, são colocados em pauta na presente pesquisa alguns métodos existentes que abordam a concepção visual, mesmo que ainda dividam a atenção com o plano de conteúdo e com as etapas conceituais. Por fim, será realizado um comparativo entre esses métodos, o que subsidia a proposição de um raciocínio visual focado no plano de expressão e na composição visual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto