Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPetermann, Juliana
dc.creatorEstivalete, Gabriele Foggiato
dc.date.accessioned2019-06-11T15:35:31Z
dc.date.available2019-06-11T15:35:31Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationESTIVALETE, G. F. O discurso publicitário como ferramenta de transformação social:a elaboração de uma peça publicitária para a adoção de animais. 2017. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16938
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis experimental project aims to comprehend the advertiser discourse and, from it to create an ad of social value and transformation potential. For this, our research problem was: can the publicity operate – considering the interpersonal metafunction (Kress and van Leeuwen, 1996) and the approach and withdrawal strategies used in advertiser discourse – as a tool of social transformation, regarding adoption of animals? Approaching us of answer for this question, we delimited as the study general objective, to verify the potentialities of interpersonal metafunction articulated in advertiser discourse as a tool of social transformation, trough creation of an ad about adoption of animals. We appointed as specific objectives: to argue the publicity potential as a tool of social transformation trough discourse; to elaborate a social ad about animal adoption with base on assumptions of multimodal language, articulating specifically interpersonal metafunction (Kress and van Leeuwen, 1996); to analyse and to experimente, in the ad elaboration, strategies of approach and withdrawal, which might be established through advertiser discourse, by activation of interpersonal metafunction and of categories contact, social distance, behaviour, modality (Kress and van Leeuwen, 1996). As theoretical-methodological support, we used the cartography according to the phases of “attentional operation” descripted by Kastrup (2007). To answer the study objectives, we aligned each one cartography phases with steps taken along the project: we study the discourse as a social transformation tool, we collected ads, we analysed advertiser texts as multimodal, and we developed and created the ad. The theoretical perspectives, that ground our project, were the theory of discourse of Norman Fairclough (2001) and interpersonal metafunction of Kress and van Leeuwen (1996).eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiscurso publicitáriopor
dc.subjectTransformação socialpor
dc.subjectAdoção de animaispor
dc.subjectMetafunção interpessoalpor
dc.subjectAdvertiser discourseeng
dc.subjectSocial transformationeng
dc.subjectAnimal adoptioneng
dc.subjectInterpersonal metafunctioneng
dc.titleO discurso publicitário como ferramenta de transformação social: a elaboração de uma peça publicitária para a adoção de animaispor
dc.title.alternativeAdvertiser discourse as tool of social transformation: the elaboration of ad for animals adoptioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoO presente projeto experimental busca compreender o discurso publicitário e, a partir dele, trazer a elaboração de uma peça publicitária de valor social e com potencial de transformação. Para isso, delimitamos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: a publicidade pode atuar - considerando a metafunção interpessoal (Kress e van Leeuwen, 1996) e as estratégias de aproximação e afastamento utilizadas no discurso publicitário - como ferramenta de transformação social, no que diz respeito à adoção de animais? Para nos aproximarmos da solução desta indagação traçamos como objetivo geral do estudo, verificar, por meio da elaboração de uma peça publicitária sobre a adoção de animais, as potencialidades da metafunção interpessoal articulada no discurso da publicidade, com potencial de atuação como ferramenta de transformação social. Como objetivos específicos delimitamos: Discutir as potencialidades da publicidade como ferramenta de transformação social, por meio do discurso; Elaborar uma peça publicitária de cunho social sobre adoção de animais tendo como base os pressupostos da linguagem multimodal, articulando especificamente a metafunção interpessoal (Kress e van Leeuwen, 1996); Analisar e experimentar na elaboração da peça publicitária estratégias de aproximação e de afastamento possíveis de serem estabelecidas por meio do discurso publicitário, pelo acionamento da metafunção interpessoal e das categorias contato, distância social, atitude, modalidade (Kress e van Leeuwen, 1996). Como suporte teórico-metodológico, faremos o uso da cartografia como método de condução do estudo, de acordo com as fases do “funcionamento atencional” descritas por Kastrup (2007). Para atender aos objetivos do trabalho, alinhamos cada uma das fases da cartografia aos passos que foram dados ao longo do projeto: estudamos o discurso como ferramenta de transformação social, fizemos coletas de anúncios, analisamos o texto publicitário como multimodal, e a partir disso, desenvolvemos e criamos o anúncio. As perspectivas teóricas que fundamentaram nosso trabalho foram a teoria da análise crítica do discurso de Norman Fairclough (2001) e a Gramática do Design Visual, com ênfase na metafunção interpessoal de Kress e van Leeuwen (1996).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto