Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorSoares, Marcia Cristiane
dc.date.accessioned2019-06-12T15:47:21Z
dc.date.available2019-06-12T15:47:21Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16968
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study investigates how the actions of managers, in this case shown in the figuresof the directors / deputy directors from the perspective of democratic management, under the principles of participation, autonomy and organization of collegiate bodies, can enable the construction of meaningful learning by involved in the educational process. Through theoretical and application of a questionnaire in three managers, directors of public schools in the metropolitan region of Rio Grande do Sul, it was possible to characterize the democratic management, identifying the principles of participation, autonomy and the organization of collegiate bodies; point the actions of the manager, director / deputy director, which contribute to the promotion ofeducational practices in order to construct meaningful learning in school, presentingthe challenges facing the democratization of school management, recognizing the difficulties and possibilities of overcoming pointing. Is valid to point out that thedemocratic management has become legitimate after the promulgation of the 1988 Constitution, and was constructed with the preparation of the Ten Year Plan of Education in 1993, the approval of the Law of Guidelines and Bases of 1996 and thesanction of the law 10172/01 (National Education). Through this, schools consolidatethe principles of participation of all of the educational process, the autonomy to decidethe direction of education and organization of collegiate institutions seeking to establish a permanent and open dialogue between managers, teachers, students, parents and community. By acting in the light of these principles, triggers the processof meaningful learning, where knowledge and personal bias have, same time,contribute to citizen practices, they will be worked out in a favorable location for participation, overcoming bureaucratic and isolated actions .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectManagereng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.titleGestão democrática como propulsora de aprendizagens significativaspor
dc.title.alternativeDemocratic management significant learning as a drivereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo investiga como a ação dos gestores, neste caso apresentados nas figuras dos diretores/vice-diretores, na perspectiva da gestão democrática, sob os princípios da participação, autonomia e organização de órgãos colegiados, é capaz de possibilitar a construção de aprendizagens significativas pelos envolvidos no processo educacional. Através de referenciais teóricos e da aplicação de um questionário em três gestores, diretores de escolas públicas da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul, foi possível caracterizar a gestão democrática, identificando os princípios da participação, da autonomia e da organização dos órgãos colegiados. Ainda, apontar as ações do gestor, no contexto específico desse estudo nas figuras do diretor/vice-diretor, que contribuem para a promoção de práticas educativas, visando à construção de aprendizagens significativas na escola. Como também apresentar os desafios frente à democratização da gestão escolar, reconhecendo as dificuldades e apontando possibilidades de superação. Nesse sentido, convém destacar que a gestão democrática tornou-se legítima após a promulgação da Constituição de 1988, sendo construída com a elaboração do Plano Decenal da Educação em 1993, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e com a sanção da lei 10172/01 (Plano Nacional da Educação). Através dela, as escolas consolidam os princípios da participação coletiva no processo educacional, da autonomia para decidir os rumos da educação e da organização de órgãos colegiados que visam estabelecer um diálogo aberto e permanente entre gestores, professores, alunos, pais e a comunidade como um todo. Ao atuar sob a luz destes princípios, desencadeia-se o processo de aprendizagem significativa, em que os saberes integram um viés pessoal e ao, mesmo tempo, contribuem para práticas cidadãs, pois serão trabalhados em espaço favorável para a participação, ultrapassando questões burocráticas e ações isoladas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto