Mostrar registro simples

dc.creatorPretto, Ângelo Tiago
dc.date.accessioned2019-06-12T19:41:39Z
dc.date.available2019-06-12T19:41:39Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16972
dc.description.abstractThe main objective of this research was to show that there is the possibility of working new forms of teaching, mainly with few resources. We have a very technological society, already fully adapted to the new forms of communication and interaction, but in the encounter with the pedagogical doing, there are still many doubts and difficulties, first, regarding the access to media material. In this sense, the proposal of the work itself is to give time and voice to the common classroom, of public school in the periphery, and to be able to foment the discussion on the applicability of these new ways of doing the process of teaching and learning. There is a latent need to find alternatives to make the traditional school again pleasurable for learners, but it is necessary to think of methods that are effective and simple, that do not depend on major economic influences, or that need the gigantic waiting for the public power that keeps the school. To think of education as a transforming source of the reality of young people, especially the periphery, is essential in helping them to develop as citizens of the world, agents of a possible transformation of the social, political and economic reality to which they are inserted. Games are the language of the young person, and one of their possibilities of leisure in a society that excludes them by the scarce financial resources preventing them from participating in certain schedules and also a resource that allows them to be inserted in an increasingly determinant network of the people today that are smartphones.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfhistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectGames na educaçãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectTeaching historyeng
dc.subjectGames in educationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleGames na sala de aula: formação discente e docentepor
dc.title.alternativeGames in the classroom: teacher and teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como principal objetivo mostrar que há a possibilidade de trabalhar novas formas de ensino, principalmente com poucos recursos. Temos uma sociedade bastante tecnológica, já plenamente adaptada às novas formas de comunicação e interação, mas no encontro com o fazer pedagógico, ainda há muitas dúvidas e dificuldades, primeiramente, no que tange ao acesso ao material midiático. Neste sentido, a proposta do trabalho em si, é dar vez e voz à sala de aula comum, de escola pública na periferia, e poder fomentar a discussão sobre a aplicabilidade destas novas formas do fazer o processo de ensino e aprendizagem. Há uma necessidade latente de encontrar alternativas para tornar a escola tradicional novamente prazerosa para os educandos, mas é preciso pensar em métodos que sejam eficazes e simples, que não dependa de grandes influências econômicas ou que precisem da espera sempre gigantesca pelo poder público que mantém a escola. Pensar a educação como fonte transformadora da realidade de jovens, principalmente da periferia, é essencial no auxílio ao seu desenvolvimento enquanto cidadãos do mundo, agentes de uma também possível transformação da realidade social, política e econômica a qual estão inseridos. Os games são a linguagem do jovem, e uma de suas possibilidades de lazer em uma sociedade que os exclui pelos escassos recursos financeiros impedindo-os de participar de determinadas programações e também um recurso que os permite estar inseridos em uma rede cada vez mais determinante do comportamento das pessoas atualmente que são os smartphones.por
dc.contributor.advisor1Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6418022027415183por
dc.contributor.referee1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4157505290635994por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International