Proposta de diretrizes sobre o uso e o desenvolvimento de jogos digitais para professores em formação inicial de língua inglesa
Resumo
No âmbito do contexto digital, é possível os seus usuários adquirirem novos conhecimentos de maneira dinâmica e diferenciada envolvendo diferentes sistemas semióticos (GEE, 2007; 2008). Dentre os diversos recursos que podem ser encontrados nesse contexto, destacam-se os jogos por possibilitarem ao aluno inserir-se em práticas que promovam o uso da linguagem de modo mais dinâmico, interativo e imersivo. Considerando tais pressupostos, julga-se necessário melhor compreender como a utilização e o desenvolvimento de jogos podem ser explorados nos processos de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa (LI), uma vez que essas práticas realizadas no ato de jogar podem potencializar ao aluno o engajamento em atividades autênticas de modo a proporcionar uma aprendizagem mais significativa e contextualizada da língua-alvo. Tendo por base esses pressupostos, esta pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, tem por objetivo suprir a carência de estudos quanto diretrizes para orientar professores sobre o uso e o desenvolvimento de jogos como recurso didático a ser implementado em sala de aula, uma vez que faltam estudos publicados na área de Linguística Aplicada para orientar tal prática. Devido a isso, esta pesquisa propõe diretrizes para a orientação quanto ao uso e ao desenvolvimento de Jogos Educacionais (JE) por professores em formação inicial em LI, de modo a pensar em diferentes alternativas pedagógicas sobre como explorar jogos em sala de aula, bem como auxiliar professores a desenvolvê-los para o ensino LI. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa e metodologia mista, tendo como base as diretrizes para o uso e desenvolvimento de jogos propostos por Reis (2017) e a metodologia para desenvolvimentos de jogos ENgAGED (BATTISTELLA; WANGENHEIM, 2015). Para coleta de dados foram utilizados instrumentos tais como questionário de diagnóstico e avaliativo, checklist, relatório dos participantes, diário de campo do pesquisador e registros fotográficos. Os resultados discutem o produto proposto no formato de diretrizes, e a aplicação destas a fim de validá-las. Em vista disso, os resultados indicam que as diretrizes, considerando as orientações e ações planejadas, foram significativas para guiar o professor quanto ao uso e avaliação de jogos no contexto de sala de aula de LI, bem como quanto ao desenvolvimento de jogos, conforme dados obtidos nas diferentes etapas deste estudo. Devido a isso, concluímos que as diretrizes para orientar o uso e o desenvolvimento de jogos devem explorar elementos linguísticos, pedagógicos, tecnológicos e de design de jogos nas diferentes fases de implementação, buscando principalmente no processo de desenvolvimento estabelecer equilíbrio entre a proposta lúdica e o objetivo de aprendizagem, para que o jogo em desenvolvimento possa atender as necessidades dos professores em formação inicial de LI, bem como a reflexão e a criticidade sobre o papel dos jogos no contexto de ensino de línguas e a prática de (multi)letramentos.
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