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dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorPedroso, Cristiani Quadros
dc.date.accessioned2019-06-13T16:05:02Z
dc.date.available2019-06-13T16:05:02Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationPEDROSO, C. Q. Lógicas e práticas de comunicação em instituições federais de ensino superior. 2016. 139 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16995
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis course completion work aims to identify and understand the logic and communication practices observed in federal institutions of higher education. More specifically with objectives of foment the discussion on production logics in the communicational processes; Identify and understand the logics of production, construction and circulation way of communicative processes; (Federal University of Santa Maria (UFSM), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and Federal Institute Farroupilha (IFFar). The methodology used included the monitoring of the productive routines of the communication advisories through participant observation, in-depth interviews and research questionnaire next to coordinators. As a result of this research, it was identified that the communication logics and practices observed in the current scenario of the three advisories surveyed follow similar premises, such as the high information content of institutional portals and the great inclusion in social media to produce their communication processes without the foundation of Strategic communication plans or communication policies. Thus, is understood that some factors are essential for communication processes to flow in the best way possible, such as the organization and development of communication policies, as well as, communication plans that cover the plan of communicational actions, strategies and tools, so that in this way to identify and understand who are the publics of the institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLógicas de comunicaçãopor
dc.subjectPráticas de comunicaçãopor
dc.subjectProcessos comunicacionaispor
dc.subjectAssessoria de comunicaçãopor
dc.subjectInstituições federais de ensino superior públicaspor
dc.subjectCommunication logicseng
dc.subjectCommunication practiceseng
dc.subjectCommunicational processeseng
dc.subjectCommunication assistanceeng
dc.subjectFederal Institutions of Higher Educationeng
dc.titleLógicas e práticas de comunicação em instituições federais de ensino superiorpor
dc.title.alternativeCommunication logics and practices in federal institutions of higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso visa identificar e compreender as lógicas e práticas de comunicação nas Instituições federais de ensino superior públicas. Como objetivos específicos, fomentar a discussão sobre lógicas de produção nos processos comunicacionais; identificar e compreender as lógicas de produção, construção e circulação de sentido dos processos comunicativos; e por fim, apontar as lógicas e práticas de comunicação percebidas nas Instituições de ensino observadas, sendo elas: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Usou-se como metodologia o acompanhamento das rotinas produtivas das assessorias de comunicação através da observação participante, entrevistas em profundidade e questionário de pesquisa com os coordenadores das mesmas. Como resultado dessa pesquisa identifica-se que as lógicas e práticas de comunicação observadas no atual cenário das três assessorias pesquisadas seguem premissas similares como o alto teor informativo dos portais institucionais, pela grande inclusão nas mídias sociais e por produzirem seus processos comunicacionais sem o alicerce de planejamentos estratégicos da comunicação ou políticas de comunicação. Assim, compreende-se que alguns fatores são essenciais para que os processos de comunicação fluam da melhor maneira possível, como: a organização e desenvolvimento de políticas de comunicação, assim como os planejamentos em comunicação que contemplem o plano das ações, estratégias e ferramentas comunicacionais e, evidentemente, identifiquem e entendam quem são os públicos da Instituição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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