dc.creator | Corrêa, Luiza Betat | |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T20:23:03Z | |
dc.date.available | 2019-06-13T20:23:03Z | |
dc.date.issued | 2019-03-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17012 | |
dc.description.abstract | The research addresses the consumption of celebrities and construction of gender identity,
with the purpose of analyzing the uses and appropriations that Little Monster fandom makes
of Lady Gaga’s life and work, in particular aspects related to body and sexuality, for the
construction of gender identities. The research problem seeks to answer how the media,
mercantile and cultural logics are related to the processes of distinction and integration in the
formation of gender identities of the fans. The mobilized theories are distributed in four axes,
focused, on Latin American consumer studies, celebrities research, fan and identities and
gender studies. Methodologically, we used an ethnographic approach on the Internet in three
groups and a fanpage of the online social network Facebook, through the combination of two
perspectives, Ethnography for the Internet (HINE, 2015a, 2015b, 2016) and Netnography
(KOZINETS, 2014) , and we operated a bibliographic and documentary research regarding
the Lady Gaga’s career. The analyses were conducted and supported in two categories, body
and sexuality. They present, referring to the first, that the singer's consumption is associated
with the reception of physical characteristics that escape the socially perpetuated pattern and
the management of insecurities associated to that scope, however, the senses elaborated by the
fans are based more on the speech and the visual constructed by the singer, which are
complemented by the image of her physical body, since this being, for the most part, is within
the ideals of beauty. In what corresponds to sexuality, Lady Gaga symbolizes the acceptance
and understanding of LGBT+ individuals’ sexualities and the encouragement for the
experience of sexual freedom. Although, it is observed that the movements described are, in
primacy, articulated to the initial phase of her career, which means, the period in which the
fans most identify with what was produced by the artist, once we learn that this is the moment
when the media, mercantile and cultural logics were better harmonized. Nowadays, there is a
certain disidentification between the demands of fans and what is endorsed by Lady Gaga. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Celebridades | por |
dc.subject | Fãs | por |
dc.subject | Identidades de gênero | por |
dc.subject | Little monsters | eng |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.subject | Celebrities | eng |
dc.subject | Fans | eng |
dc.subject | Gender identities | eng |
dc.title | Consumindo Lady Gaga: os little monsters e a construção de identidades de gênero | por |
dc.title.alternative | Consuming Lady Gaga: the little monsters and the construction of gender identities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A pesquisa aborda o consumo de celebridades e a construção de identidades de gênero, com o
objetivo de analisar os usos e apropriações que o fandom Little Monster realiza da vida e obra
da cantora Lady Gaga, em particular de aspectos voltados a corpo e sexualidade, para a
construção de identidades de gênero. O problema de pesquisa busca responder como as
lógicas midiáticas, mercantis e culturais se relacionam com processos de distinção e
integração na formação de identidades de gênero dos fãs. As teorias mobilizadas são
distribuídas em quatro eixos, voltados aos estudos de consumo latino-americanos, às
pesquisas de celebridades, aos estudos de fãs e de identidades e gênero. Metodologicamente,
empregamos uma abordagem etnográfica na internet em três grupos e uma fanpage da rede
social online Facebook, por meio da combinação de duas perspectivas, a etnografia para a
internet (HINE, 2015a; 2015b; 2016) e a netnografia (KOZINETS, 2014), e operamos uma
pesquisa bibliográfica e documental no que tange à carreira de Lady Gaga. As análises foram
conduzidas com apoio de duas categorias, corpo e sexualidade. Elas mostram, no que se refere
à primeira, que o consumo da cantora está associado ao acolhimento de características físicas
que fogem do padrão socialmente perpetuado e ao manejo de inseguranças associadas a esse
âmbito, porém, os sentidos elaborados pelos fãs se baseiam mais no discurso e no visual
construído pela cantora, que são complementados pela imagem de seu corpo físico, posto esse
estar, na maior parte do tempo, dentro dos ideais de beleza. Já no que corresponde a
sexualidade, Lady Gaga simboliza a aceitação e compreensão das sexualidades dos sujeitos
LGBT+ e o encorajamento para a vivência da liberdade sexual. Entretanto, observa-se que os
movimentos descritos estão, em primazia, articulados à fase inicial de sua carreira, isto é,
período em que os fãs mais se identificam com o que foi produzido pela artista, posto
apreendermos ser este o momento em que as lógicas midiáticas, mercantis e culturais foram
melhor harmonizadas. Atualmente, existe certa desidentificação entre as demandas dos fãs e o
que é endossado por Lady Gaga. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ronsini, Veneza Mayora | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0158036614584571 | por |
dc.contributor.referee1 | Amaral, Adriana da Rosa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8210260553342144 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1230871070442696 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8592620293361736 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |