Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Liane de Souza
dc.creatorScherer, Miria Schröder
dc.date.accessioned2019-06-18T12:58:13Z
dc.date.available2019-06-18T12:58:13Z
dc.date.issued2009-11-26
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17028
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work aimed to verify the forestation of João Isidoro Avenue and Sete de Setembro Street from Formigueiro - RS is appropriately distributed and to evaluate the perception of some students of the high school groups before the existent problems and related to the theme. It was accomplished the identification and the quantification of the arboreal species and existent problems in the places studied through verification in loco and application of questionnaires to the students of high school and to the responsible for the forestation of the city. They were identified 49 arboreal species and 04 shrub species, being 21 native and 32 exotic, totaling 485 copies and it was observed a great diversity of species and the main existent problems, they were the lack of prunings or prunings accomplished without technical orientation, lack of appropriate estrangement in agreement with the load of the arboreal species, damages in stepped on them, conflicts with the electric net, maintenance lack. The students detached the benefits that the forestation provides and practically all of them have trees in front of their residences and ignorance of the same ones was observed on the urban forestation. The responsible section for the forestation is aware of the existence of problems and today the planting of adapted species is accomplished the urban forestation, as extremosa, ipê-amarelo and aroeira vermelha. After the accomplishment of the lecture with the results obtained in the other stages, the students got to visualize the existent problems better as well as the importance of accomplishing the planting in a correct way, to not causing problems in the future.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArborização urbanapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAlunos ensino médiopor
dc.subjectUrban forestationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectHigh school studentseng
dc.titleO estudo da arborização urbana do município de Formigueiro,RS, como ferramenta de educação ambiental para alunos de ensino médiopor
dc.title.alternativeThe study of the urban forestation of the Formigueiro, RS, as tool of environmental education for students of higheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve tem como objetivo verificar se a arborização da Avenida João Isidoro e da Rua Sete de Setembro da cidade de Formigueiro – RS está adequadamente distribuída e avaliar a percepção de algumas turmas de alunos do ensino médio diante dos problemas existentes e relacionados ao tema. Foi realizada a identificação e a quantificação das espécies arbóreas e problemas existentes nos locais estudados através de verificação in loco e aplicação de questionários aos alunos do ensino médio e responsáveis pela arborização da cidade. Foram identificadas 49 espécies arbóreas e 04 espécies arbustivas, sendo 21 nativas e 32 exóticas, totalizando 485 exemplares e observou-se uma grande diversidade de espécies e os principais problemas existentes, foram a falta de podas ou podas realizadas sem orientação técnica, falta de distanciamento adequado de acordo com o porte da espécie arbórea, danos nas calcadas, conflitos com a rede elétrica, falta de manutenção. Os alunos destacaram os benefícios que a arborização proporciona e praticamente todos os alunos tem árvores em frente a suas residências e observou-se desconhecimento dos mesmos sobre a arborização urbana. O setor responsável pela arborização tem consciência da existência de problemas e hoje é realizado o plantio de espécies adequadas à arborização urbana, como extremosa, ipê-amarelo e aroeira vermelha. Após a realização da palestra com os resultados obtidos nas outras etapas, os alunos conseguiram visualizar melhor os problemas existentes assim como a importância de realizar o plantio de maneira correta, afim de não causar problemas no futuro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto