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dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorSchneiders, Patricia Mallmann
dc.date.accessioned2019-06-18T15:07:18Z
dc.date.available2019-06-18T15:07:18Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17033
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the processes of continuing education of teachers in a school located in the urban area of the municipal educational network of Santa Cruz do Sul (RS), in the perspective of how these processes management occurs. The actions proposed by SMEC for continuing education were analyzed, as well as how teachers recognize the importance of continuing education, how those involved manage / provide this training and how these actions can be implemented on school management. The methodology was characterized as a qualitative case study, for which an interview was conducted with the Pedagogical Coordinator, who represents SMEC and a questionnaire applied to 14 teachers from a school in the school system. For information analysis, we employed the preparation of schemes from the exploration of material, which made its interpretation possible. Among the main findings, we could point out the need to plan and develop actions for continuing education, as teachers are imbued with difficulties in their teaching practice, which proves the need to be a learner fellow. This is also a need because knowledge is not limited, that is, it must be constantly reinterpreted due to the demands of the teaching profession. It is also important to mention that participation in continuing education initiatives alone will not educate the professional teacher. For it to be possible, teachers have to desire and to be "open" to it, in constant search of coming-to-be, this will reflect on their professional development as well as on the school organization and management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.titleFormação continuada de professores da rede de ensino municipal de Santa Cruz do Sul (RS): incidência na gestão escolarpor
dc.title.alternativeContinuing education of teachers from the municipal educational network of Santa Cruz do Sul (RS): incidence in school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi analisar os processos de gestão da formação continuada de professores em uma escola da zona urbana da rede de ensino municipal de Santa Cruz do Sul (RS), na perspectiva de como acontece a gestão desses processos. Verificaram-se as ações propostas da SMEC para a formação continuada; como os professores percebem a importância da formação continuada; de que maneira os envolvidos gerenciam/propiciam esta formação, e a forma como essas ações podem incidir na gestão escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativa do tipo estudo de caso, em que se utilizou entrevista com a Coordenadora Pedagógica representante da SMEC e questionário com 14 professores de uma escola da rede de ensino. Para a análise das informações, utilizou-se a elaboração de esquemas, a partir da exploração do material, o que possibilitou a sua interpretação. Dentre as considerações realizadas, apontou-se a necessidade de planejar e desenvolver ações de educação continuada, visto que os professores estão imbuídos de dificuldades em sua prática pedagógica, o que vem a revelar dia-a-dia a necessidade de ser um sujeito aprendente. Também, porque o conhecimento não é limitado, ou seja, ele deve ser constantemente ressignificado frente às exigências da profissão-professor. Destaca-se ainda, que a participação em iniciativas de educação continuada por si só não educa o profissional professor. É imprescindível que o mesmo a deseje, esteja “aberto” para a mesma, em constante busca do vir-a-ser, o que refletirá significativamente no desenvolvimento profissional destes, assim como na organização e na gestão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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