dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Schizzi, Juliana Andréia Christ | |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T13:29:31Z | |
dc.date.available | 2019-06-19T13:29:31Z | |
dc.date.issued | 2010-03-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17044 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of research that aims at analyzing matters dealing with
Environment Education, historiographic interpretation and the evolution of these
processes. Checking the perception of teachers, workers, directors, active
professionals in child education, analyzing what they are doing and or cooperating
that in fact Environment Education become effective in schools. The role of History
as a subject that seeks human and social development, to cooperate with these
projects and if this cooperation exists.The role of History is seen as a tool for the
formation of citizenship and to analyze the connection of Environment History with
current reality and its transformation along the years, as well as checking how
Environment Education is done at the base of our society / the children, by the
people that handle it – the teachers; to analyze the environment perception of
children after performing practical environment education activities at EMEI Paraíso
da Criança, in the city of Horizontina – RS, with 4 / 5 year old children; motivating
children with practical activities. Realized with the completion of that environment
education neds to be further elaboborated with the children clearly and objective,
tutting theory into practice through projects where children are the performers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Ferramenta | por |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Tools | eng |
dc.title | O papel da história como ferramenta de educação ambiental nas escolas de educação infantil | por |
dc.title.alternative | The function of history as an environment education tool in kindergarten | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é o resultado da pesquisa que busca analisar as
questões voltadas a Educação Ambiental, interpretação historiográfica, e a evolução
desses processos. Verificando a percepção dos professores, funcionários, diretores,
profissionais atuantes na educação infantil, analisando o que estão desenvolvendo e
/ou colaborando para que de fato a Educação Ambiental seja efetivada nas Escolas.
Qual é o papel da História quanto disciplina que visa o desenvolvimento humano e
social, para a colaboração nesses projetos e se existe esta colaboração. Pretendese
abordar o papel da história como ferramenta para a formação de cidadãos, e
analisar a coligação da História ambiental com a realidade atual e suas
transformações no decorrer dos anos, bem como verificar como a educação
ambiental é trabalhada na base de nossa sociedade/ as crianças, através de seus
articuladores - os professores; analisar a percepção ambiental das crianças após
realização de trabalhos práticos de educação ambiental na EMEI Paraíso da
Criança, no Município de Horizontina / RS, com crianças de 4 / 5 anos;
sensibilizando a criança com trabalhos concretos. Percebeu-se com a realização
desta, que a educação ambiental precisa ser mais trabalhada com as crianças de
forma clara e objetiva, colocando a teoria na prática através de projetos onde as
crianças são os executores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |