Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorSilva, Paulo Roberto Bairros da
dc.date.accessioned2019-06-19T15:11:08Z
dc.date.available2019-06-19T15:11:08Z
dc.date.issued2010-03-27
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17050
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractShortly before the end of the twentieth century, the dominant perception in the productive sector was that the natural environments were inexhaustible sources of raw materials. However from 1970, begins to take shape the idea that there would be a mismatch between growth and environment, through the awareness that resources are exhaustible. In view of this problem began to take force to search for new energy resources, among which the nuclear energy. This context provided the immersion of fear and mistrust, since the emergence of nuclear energy is linked to production of Arms and serious accidents, the subject viewed as a 'Taboo'. We believe that the democratization and dissemination of science depend on the free movement of ideas and knowledge. Soon the socialization of knowledge concerning nuclear energy is not only a process of reducing the ignorance but a way to understand what the people think about is irrelevant. So we propose a presentation on classroom issues related to topics of environmental education, more specifically focus our attention on discussing the nuclear energy through the construction of a Magazine Comics based on the texts we have built. The choice of presenting this material in the comic book is due to sue playful and seeks to foster the construction of knowledge by students, as apparently this format encourages ownership of the subject by the reader.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnergia nuclearpor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectNuclear energyeng
dc.subjectComicseng
dc.titleEnergia nuclear: mitos e conflitospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoPouco antes do fim do século XX, a percepção dominante no setor produtivo era de que os ambientes naturais constituíam fontes inesgotáveis de matériasprimas. Porém a partir de 1970, começa a ganhar corpo a idéia de que haveria uma incompatibilidade entre crescimento e meio ambiente, mediante a consciência de que os recursos são esgotáveis. Em face desta problemática começou a tomar força a busca de novos Recursos Energéticos, dentre os quais a Energia Nuclear. Esse contexto propiciou a imersão de temores e de desconfiança, já que o surgimento da Energia Nuclear esta ligado a Produção de Armamentos e a graves acidentes, sendo o tema visto como um ‘Tabu’. Acreditamos que a democratização e a divulgação da ciência dependem da liberdade de circulação das idéias e conhecimentos. Logo a socialização dos conhecimentos referentes à Energia Nuclear não representa apenas um processo de redução do desconhecimento mas sim um caminho para entendimento do que a população pensa sobre esta temática. Assim propomos a apresentação em sala de aula de assuntos ligados a temáticas de Educação Ambiental, mais especificamente centramos nossas atenção em discutir a Energia Nuclear por meio da construção de uma Revista de História em Quadrinhos baseada nos textos que construímos. A escolha da apresentação deste material no formato de Histórias em Quadrinhos deve-se a sue caráter lúdico e visa propiciar a construção de conhecimentos por parte dos alunos, já que este formato aparentemente facilita a apropriação dos assuntos por parte do leitor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto