dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Silva, Paulo Roberto Bairros da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T15:11:08Z | |
dc.date.available | 2019-06-19T15:11:08Z | |
dc.date.issued | 2010-03-27 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17050 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Shortly before the end of the twentieth century, the dominant perception in the
productive sector was that the natural environments were inexhaustible sources of
raw materials. However from 1970, begins to take shape the idea that there would be
a mismatch between growth and environment, through the awareness that resources
are exhaustible. In view of this problem began to take force to search for new energy
resources, among which the nuclear energy. This context provided the immersion of
fear and mistrust, since the emergence of nuclear energy is linked to production of
Arms and serious accidents, the subject viewed as a 'Taboo'.
We believe that the democratization and dissemination of science depend on
the free movement of ideas and knowledge. Soon the socialization of knowledge
concerning nuclear energy is not only a process of reducing the ignorance but a way
to understand what the people think about is irrelevant.
So we propose a presentation on classroom issues related to topics of environmental
education, more specifically focus our attention on discussing the nuclear
energy through the construction of a Magazine Comics based on the texts we have
built.
The choice of presenting this material in the comic book is due to sue playful
and seeks to foster the construction of knowledge by students, as apparently this
format encourages ownership of the subject by the reader. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Energia nuclear | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Nuclear energy | eng |
dc.subject | Comics | eng |
dc.title | Energia nuclear: mitos e conflitos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Pouco antes do fim do século XX, a percepção dominante no setor produtivo
era de que os ambientes naturais constituíam fontes inesgotáveis de matériasprimas.
Porém a partir de 1970, começa a ganhar corpo a idéia de que haveria uma
incompatibilidade entre crescimento e meio ambiente, mediante a consciência de
que os recursos são esgotáveis.
Em face desta problemática começou a tomar força a busca de novos Recursos
Energéticos, dentre os quais a Energia Nuclear. Esse contexto propiciou a imersão
de temores e de desconfiança, já que o surgimento da Energia Nuclear esta ligado
a Produção de Armamentos e a graves acidentes, sendo o tema visto como um
‘Tabu’. Acreditamos que a democratização e a divulgação da ciência dependem da
liberdade de circulação das idéias e conhecimentos. Logo a socialização dos conhecimentos
referentes à Energia Nuclear não representa apenas um processo de redução
do desconhecimento mas sim um caminho para entendimento do que a população
pensa sobre esta temática.
Assim propomos a apresentação em sala de aula de assuntos ligados a temáticas
de Educação Ambiental, mais especificamente centramos nossas atenção em
discutir a Energia Nuclear por meio da construção de uma Revista de História em
Quadrinhos baseada nos textos que construímos.
A escolha da apresentação deste material no formato de Histórias em Quadrinhos
deve-se a sue caráter lúdico e visa propiciar a construção de conhecimentos
por parte dos alunos, já que este formato aparentemente facilita a apropriação dos
assuntos por parte do leitor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |