dc.contributor.advisor | Luz Júnior, Roberto da | |
dc.creator | Comin, Marcelo Bernardi | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T19:44:03Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T19:44:03Z | |
dc.date.issued | 2016-12-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17135 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Motivated by the difficult in understanding the course, especially for the ones who are
planning on entering, this paper aims to verify, by comparing, the curricular
characteristics of the Economic Science Courses of the main public universities of Rio
Grande do Sul, in the cities: Santa Maria (UFSM), Porto Alegre (UFRGS), Pelotas
(UFPel) and Rio Grande (FURG), as well as describe the historical and present context
of the Economic Science Course, characterize the profession and the professional
profile of the Economist in Brazil, to verify the curricular guidelines of the course and
make and analysis through the comparison of the curriculum each studied university
has. For that, a descriptive research was elaborated and it was used for the data collect
the bibliographic and documental research from authors of the area, official websites,
laws, decrees and resolutions. This study has clarified the economist profession and
reveled characteristics about the curriculum of the courses as the main requirement to
be in the theoretical-quantitative education, besides pointing UFRGS and FURG as
the more flexible universities. Finally, it’s noticed the importance of understanding the
Economic Science course and the need for the universities to clarify to the students
and future students the objective of the economist education in order to avoid having
professionals who are frustrated with their graduation and profession. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Características curriculares | por |
dc.subject | Ciências econômicas | por |
dc.subject | Universidades federais do Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Curricular characteristics | eng |
dc.subject | Economic sciences | eng |
dc.subject | Federal universities of Rio Grande do Sul | eng |
dc.title | As características curriculares dos cursos de ciências econômicas das principais universidades federais do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | The curricular characteristics of the economic science courses in the main public universities of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | por |
dc.description.resumo | Motivado pela dificuldade de compreensão do curso, principalmente para quem
planeja se matricular, este trabalho objetivou verificar comparativamente as
características curriculares dos Cursos de Ciências Econômicas das principais
Universidades Federais do Rio Grande do Sul, nas cidades de Santa Maria (UFSM),
Porto Alegre (UFRGS), Pelotas (UFPel) e Rio Grande (FURG), bem como descrever
o contexto histórico e atual do curso de Ciências Econômicas, caracterizar a profissão
e o perfil profissional do Economista no Brasil, verificar as diretrizes curriculares do
curso e analisar comparativamente a matriz curricular de cada Universidade
estudada. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva e foi utilizado como
método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, de autores da
área, sites oficiais, leis, decretos e resoluções. Este estudo esclareceu a profissão do
Economista e revelou características sobre os currículos dos cursos como a maior
exigibilidade estar na Formação Teórico-Quantitativa, além de apontar a UFRGS e a
FURG como mais flexíveis em seu currículo básico. Por fim percebe-se a importância
da compreensão do curso de Ciências Econômicas e a necessidade de que as
Universidades esclareçam aos alunos ou futuros alunos o objetivo da Formação de
Economista, para evitar que se formem profissionais frustrados com a sua formação
e profissão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |