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dc.creatorTravisan, Tatiana Valéria
dc.date.accessioned2019-06-26T17:59:14Z
dc.date.available2019-06-26T17:59:14Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationTRAVISAN, Tatiana Valéria et al. Inclusão social e cidadania. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17158
dc.descriptionMaterial Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e Literaturaspor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectInclusão socialpor
dc.titleInclusão social e cidadaniapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de Inclusão Social e Cidadania, desenvolvida em um Curso de formação de professores, como é o caso de Letras – Espanhol – poderá auxiliar no processo de (re)conhecimento da diversidade e das diferenças como possibilidades reais de práticas educativas inclusivas e cidadãs. Nesse sentido, para pensar e discutir esses temas, que serão abordados a partir dos objetivos da disciplina, é proposto cinco Unidades que contemplarão a inclusão social, as relações de gênero, a educação para e no envelhecimento, a inclusão dos alunos com deficiências e, por fim, as questões raciais e a educação. As Unidades serão trabalhadas em semanas assim distribuídas: - Unidade A: O texto da Unidade aborda a Identidade e Inclusão como Construções Sociais, a partir das ideias de Samira Kauchakje; - Unidade B: Reflete sobre a formação de professoras, relações de gênero e sexualidade: um caminho para a construção da igualdade. Para isso, nos apoiamos nas reflexões de Daniela Auad; - Unidade C: Convida a compreender uma nova temática relacionada ao envelhecimento humano e populacional. Apresentamos um texto, a partir da compreensão de Marcos Augusto de Castro Peres, intitulado - A Andragogia no Limiar da Relação entre Velhice, Trabalho e Educação; - Unidade D: Discute as ideias de Maria Helena Michels referente à atual proposição política para a educação que se sustenta em três eixos, quais sejam, gestão, formação de professores e inclusão, que, articulados entre si, atribuem à escola uma nova organização; - Unidade E: As questões raciais são debatidas no texto - Discriminação Racial e Educação, de autoria de Luciane Ribeiro Dias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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