dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Wisch, Tásia Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T12:06:20Z | |
dc.date.available | 2019-06-28T12:06:20Z | |
dc.date.issued | 2011-03-03 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17191 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research aims to discuss how public policies have repercussions for inclusion in the school context and how teachers are appropriating such initiatives. The thinking here is part of the proposal in discussions dealing with the understanding of the inclusion movement and its relevance in today's society. The investigation was performed in a municipal school at Ijuí, which currently has four students enrolled. The research design was based on a qualitative approach sociocultural narrative, and interviews were conducted with three collaborators, which were analyzed and resulted in three categories. The first category was entitled: Inclusive Practices and concerns the reality of school investigated, showing what is already done in schools. The second category: Inclusion and legislation refers to public policies, is based on actions aimed at inclusion from these policies. The third category is named: Teaching and training processes, referring to the desires and weaknesses evidenced by training teachers. From this study, we found that the schools recognize the need to include and their benefits to the exercise of citizenship and respect for diversity, organizing their actions for this school reality. In this direction, it is concluded that the movement for inclusion involves all segments of education, from policies to professionals mobilized to education and ongoing training. Perceives the need to create educational spaces facing teacher education, as well as reflections on the need for management practices intertwined prevailing public policies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Educational practices | eng |
dc.title | Escola regular e gestão da política pública inclusiva: narrativas docentes | por |
dc.title.alternative | Regular school of public policy and management inclusive: teacher narratives | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo discutir como as políticas públicas para inclusão vêm repercutindo no contexto escolar e como os professores estão se apropriando de tais iniciativas. A reflexão aqui proposta insere-se nas discussões que tratam da compreensão sobre o movimento inclusivo e sua relevância na sociedade atual. A investigação foi realizada em uma escola municipal no município de Ijuí, a qual tem atualmente quatro alunos incluídos. O desenho da investigação pautou-se na abordagem qualitativa narrativa sociocultural, assim, foram realizadas entrevistas com três colaboradoras, as quais foram analisadas e culminaram em três categorias. A primeira categoria foi denominada: Práticas Inclusivas e diz respeito à realidade escolar investigada, evidenciando o que já é realizado nas escolas. A segunda categoria: Inclusão e legislação refere-se às políticas públicas, tem como base as ações voltadas para a inclusão a partir destas políticas. A terceira categoria é nomeada: Processos Formativos e Docência, referindo-se aos anseios e fragilidades formativas evidenciadas pelos professores. A partir deste estudo, foi possível evidenciar que as escolas reconhecem a necessidade de incluir e seus benefícios para o exercício da cidadania e respeito à diversidade, organizando suas ações para esta realidade escolar. Nesta direção, conclui-se que o movimento para a inclusão envolve todos os segmentos educacionais, desde políticas até profissionais mobilizados com a qualidade na educação e constante formação. Percebe-se a necessidade de criar espaços formativos voltados para a formação docente, além da necessidade de reflexões acerca das práticas gestoras entrelaçadas às políticas públicas vigentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |